Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/11/2014 - 05:51

Empreendedora recicla 100% do lixo e franquia vira exemplo no McDonald's

Ana Paula Abdalla conta a sua iniciativa inovadora do X Recicle CEMPRE, evento sobre gestão de resíduos em São Paulo.

São Paulo – Após desenvolver um trabalho que se tornou referência em gestão de resíduos nos restaurantes McDonald’s das cidades de Bragança Paulista e Atibaia, no interior de São Paulo, a franqueada da rede Ana Paula Abdalla contou a história de sua iniciativa inovadora nesta quinta-feira, na décima edição do Recicle CEMPRE. O evento, em São Paulo, tem como proposta apresentar as evoluções do mercado de reciclagem e facilitar a troca de experiências entre governo, empresas e cooperativas.

Preocupada em desenvolver uma consciência corporativa responsável, há cinco anos a empresária procurou a Secretaria de Meio Ambiente da prefeitura de Bragança Paulista e uma cooperativa de catadores para ajudá-la. Foi assim que ela deu início à coleta seletiva dos resíduos sólidos gerados em seu restaurante. Também foi feito um trabalho de conscientização de funcionários e consumidores sobre a importância de separar o lixo.

Hoje, quase 100% dos resíduos sólidos enviados pelas unidades do McDonald’s vai para reciclagem, gerando um total de 67 toneladas mensais – 38 toneladas de papel, 12,5 toneladas de plásticos, 10 toneladas de vidro e 6,5 toneladas de metal. A cooperativa também gera empregos diretos e indiretos a ex-catadores de lixo, contribuindo para a questão social da cidade.

Na palestra, Ana Paula reforçou a necessidade de todos fazerem o que está ao seu alcance, mesmo que pareça pouco. Antes da coleta seletiva, as unidades da empreendedora já contavam com energia solar para água quente e lâmpadas de LED, que gastam menos energia.

O Cempre é uma associação sem fins lucrativos, que trabalha para conscientizar a sociedade sobre a importância de reduzir, reutilizar e reciclar lixo por meio de programas de conscientização. A entidade utiliza-se de publicações, pesquisas técnicas e seminários, e mantém para consulta pública um rico banco de dados sobre o assunto em sua sede na capital paulista. Fundado em 1992, o Cempre vem sendo mantido por contribuições de empresas privadas de diversos setores. Entre elas estão: Ajinomoto, AmBev, ADM, Arcor, Bauducco, Beiersdorf/Nivea, Brasil Kirin, Braskem, BRF, Bunge, Cargill, Carrefour, Casas Bahia, Coca-Cola, Danone, Dell, Diageo, Femsa, Gerdau, Heineken Brasil, Hersheys, HP, Johnson & Johnson, Klabin, Mondelez, McDonalds, Nestlé Waters, Nestlé, Owens Illinois, Grupo Pão de Açucar, Pepsico do Brasil, Procter & Gamble, SC Johnson, SIG Combibloc, Suzano, Tetra Pak, Unilever Brasil, Vigor e Walmart Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: