Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/10/2014 - 06:40

Amaggi Energia escolhe Construtivo para os projetos das suas centrais hidrelétricas

Tecnologia de colaboração realiza a gestão do trâmite de informações durante a validação e o acompanhamento de todos os documentos e especificações dentro dos empreendimentos da companhia.

Para atender à necessidade de maior interação e controle quanto à tramitação de documentos que passam por uma série de aprovações dentro de cada projeto, a Amaggi ouviu recomendações de parceiros no mercado e decidiu pela adoção do sistema Colaborativo, fornecido pelo especialista em soluções para a gestão de projetos de engenharia, o Construtivo. O contrato inicial contempla a Amaggi Energia, voltada para investimentos em energia renovável, não poluente e de baixo impacto ambiental.

Uma das quatro unidades de negócios da companhia, que também atua no setor de Comoddities, Agro e Navegação, além da Fundação André e Lúcia Maggi, focada no desenvolvimento de trabalhos sociais, a Amaggi Energia administra cinco pequenas centrais hidrelétricas, ou PCHs. Todas estão localizadas em Mato Grosso e, juntas, têm potência instalada de, aproximadamente, 70MW. E é nesta área específica que o software de colaboração está apoiando a companhia para uma correta organização e gestão de todas as informações geradas, que envolvem a aprovação e o desenvolvimento dos projetos executivos dos desenhos e das especificações do empreendimento.

Com a tecnologia, é possível realizar a análise do layout dos projetos para verificar se tudo está dentro das conformidades exigidas. Além disso, com um alto fluxo de informações e fornecedores envolvidos, o Colaborativo torna-se um diferencial para se obter a real gestão dos dados, com garantias de rastreabilidade e alertas enviados sempre que houver novas inserções no projeto.

Como um sistema de colaboração, a ferramenta permite que haja a perfeita interação e modificações no projeto por parte de todos os envolvidos. Tudo fica registrado, informando a data e o responsável pela atualização, garantindo a identificação do autor sempre que necessário e a certeza de que o projeto utilizado segue a versão mais recente. Todas essas informações podem ser visualizadas em qualquer hora e local, uma vez que estão armazenadas no Data Center do Construtivo e, com isso, disponibilizadas na nuvem, através de acesso por login e senha.

"O Construtivo nos atende amplamente para o perfeito gerenciamento do fluxo das nossas informações. De fato, a ferramenta agrega valor aos nossos negócios através das suas funcionalidades e da total segurança no serviço prestado, o que também inclui uma equipe de suporte eficiente e ágil. Estamos totalmente satisfeitos e já em processo de contratarmos a solução para as outras áreas da empresa", comenta Marcílio Souza, engenheiro da Amaggi.

Os principais benefícios obtidos com a solução estão balizados sob dois pilares interligados: tempo e finanças. Com o Colaborativo, a Amaggi ganhou agilidade na validação dos projetos e na exclusão de uma interface para o envio e o recebimento de documentos. Mesmo que o projeto, antes, fosse enviado por e-mail de um fornecedor ao outro, não existiam registros formalizados de que o documento, de fato, havia chegado ao seu destino, o que implicava em confusões entre as empresas e maior tempo para este trâmite. Agora, porém, como todas as atualizações são inseridas diretamente no software de colaboração, tem-se a absoluta certeza de que elas estão registradas e, ao fim de uma modificação, o sistema, automaticamente, envia um alerta ao próximo responsável por validar esta nova etapa.

Quanto ao segundo pilar, finanças, a solução proporcionou à companhia a redução de aditivos gastos para rastrear a informação sempre que um fornecedor alegava não ter recebido um documento. O Colaborativo garante que todos os dados necessários para a condução do projeto foram, realmente, enviados ao fornecedor. Outro ponto importante sob a ótica das finanças, é em relação ao acréscimo de prazos e custos que poderiam ser solicitados pelos fornecedores à Amaggi. O fornecedor poderia cobrar valores da companhia por causa de impactos no projeto efetuados por outros parceiros. Com a rastreabilidade que o sistema propicia, é possível verificar se o desenho foi revisado apenas posteriormente, ou se a falha foi da empresa que solicitou maior prazo e outros custos, identificando quem, de fato, cometeu o erro e, assim, desonerando a Amaggi de ter que realizar mais investimentos.

"A nossa solução foi especialmente desenhada para atender às necessidades do setor de engenharia e construção. A Amaggi é um importante cliente que, há mais de dois anos, utiliza o Colaborativo como uma ferramenta de segurança na gestão do trâmite das suas informações e processos", finaliza Marcus Granadeiro, presidente do Construtivo.

Fundada em 1977, a Amaggi está presente em todas as regiões do Brasil, além da Argentina, Paraguai, Holanda, Noruega e Suíça. Todos os seus empreendimentos são conduzidos por sérios critérios de responsabilidade socioambiental. Na execução dos projetos, a companhia segue, com rigor, a legislação ambiental e adota o Programa Básico Ambiental (PBA), que garante a máxima proteção à biodiversidade. Além disso, a companhia realiza todas as medidas preventivas para mitigar os impactos ambientais nas diferentes etapas de construção e operação das PCHs.

Construtivo.com - O Construtivo, empresa de fornecimento de solução para gestão e processos (começo, meio e fim) para o mercado de Engenharia, com oferta 100% na nuvem e na modalidade de serviço (SaaS, do inglês Software as a Service), foi fundado em 1999 pelo Banco Santander espanhol iniciando suas atividades como prestador de serviços na área de tecnologia voltada à construção civil. Em 2004, a operação brasileira se tornou independente e hoje, a Construtivo.com conta com mais de 20.000 usuários, além de ser referência nacional pelo pioneirismo nas ofertas do modelo SaaS (do inglês Software as a Service) e no conceito nuvem para diversas áreas, tais como energia, transporte, administração pública, manutenção, entre outras.

Com cerca de 100 clientes ativos, entre eles CSN, Voith, Cyrela Sul, Direcional, Rodobens, Makro, UHE Belo Monte, Rumo, Schahin e Raízen, a Construtivo.com se tornou uma das principais empresas voltadas para o gerenciamento de processos com especialização em engenharia civil do país.

Detentora de um portfólio completo de soluções colaborativas e de computação gráfica, a meta da companhia é manter-se em evidência entre os fornecedores de tecnologia para o mercado de engenharia civil e arquitetura, estimulando a realização de pesquisas acadêmicas focadas na melhoria da coordenação de projetos e na qualidade das obras, além de expandir o uso de sua aplicação para outros setores, como infraestrutura, gerenciadores de obras, energia, varejo, entre outros. [www.construtivo.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: