Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/10/2014 - 09:22

TCU passa a fazer leitura digital de processos eletrônicos

Tecnologia foi implementada em setembro pela Maven Inventing e caso será apresentado durante o CONIP Judiciário 2014.

São Paulo - O Tribunal de Contas da União (TCU), principal instituição fiscalizadora das contas, orçamentos e patrimônios do Estado brasileiro, começou a utilizar no fim de setembro uma solução tecnológica que deve reduzir custos e economizar muito papel: uma solução personalizada para visualizar processos judiciais em aparelhos eletrônicos, como tablets e smartphones.

A tecnologia em questão foi desenvolvida e implementada pela Maven Inventing. Está disponível para todos os sistemas de gestão de processos e documentos do TCU. Ela permite a leitura dos processos eletrônicos do tribunal de forma fácil e intuitiva, com funcionamento semelhante aos leitores de livros e revistas digitais. Dessa forma, espera-se reduzir custos com papel e impressão, além de tornar as consultas muito mais fáceis e rápidas.

Uma das vantagens da solução, além de permitir a visualização das peças processuais com segurança, auditoria e controle, é que os usuários contam com recursos para facilitar o trabalho de análise, pesquisa e organização, tais como anotações, páginas favoritas, pesquisa, marca-textos, modo PDF, zoom e modo texto. Todos esses recursos estão disponíveis em formato HTML5, de modo que não é necessário ter o plugin Adobe Flash.

O visualizador implementado no TCU resolve, além disso, o problema de uso da rede dos tribunais e de suas unidades espalhadas pelo país: as páginas são carregadas sob demanda, tornando desnecessário realizar o download de todo o processo. Dessa forma, mesmo um documento com 30 mil páginas é aberto para o usuário no navegador no mesmo tempo de um documento com 5 páginas. Permite também a exibição em várias abas de diferentes processos ao mesmo tempo, sem sobrecarregar o uso da rede ou o processador do dispositivo móvel.

O caso de sucesso com o TCU será apresentado pela diretora-executiva da Maven Inventing, Aline Lucia Deparis, durante o CONIP Judiciário 2014, que será realizado em Brasília nos dias 5 e 6 de novembro.

. [9º Congresso de Inovação no Poder Judiciário - CONIP Judiciário, dias 5 e 6 de novembro, das 8h às 18h, no Hotel Royal Tulip Brasília - Brasília (DF). Informações e inscrição: http://www.conipjudiciario.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: