Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/10/2014 - 08:22

Porto Velho comemora o primeiro centenário

Celebração de aniversário da capital rondoniense inclui série de shows, exposições e palestras, queima de fogos e lançamento de livro.

A capital de Rondônia, Porto Velho, comemorou no dia 02 de outubro (quinta-feira), o primeiro século de história. Para celebrar a data, a cidade preparou um mês de intensa programação cultural com atrações musicais, exposições fotográficas e de artesanato local, mostra de dança, exibição de documentário, palestras para estudantes e lançamento do livro “100 anos de Porto Velho”.

A primeira atração da festa está programada para a noite de quarta-feira (1º), em um palco montado no Parque da Cidade. A partir do dia 3, espaços públicos serão decorados em grafite: artistas locais vão desenhar imagens da cidade, sempre com a temática dos 100 anos.

Turismo em festa - Mas a celebração não se restringe às atividades do centenário. Porto Velho é uma grande festa de história, turismo e cultura a céu aberto. Da época da fundação, em 1914, quando ainda era parte do estado do Amazonas, a cidade conserva os trilhos e vagões abandonados da antiga Estrada Ferroviária do Madeira Mamoré, construída para escoar a produção de borracha da região. Com cerca de 360 quilômetros de extensão, a obra foi um dos maiores feitos da engenharia mundial do início do séc. XX.

Estima-se que a construção da ferrovia tenha reunido 20 mil trabalhadores caribenhos, norte-americanos e europeus. Devido a obstáculos como doenças tropicais, ataques de índios e perigosas cachoeiras a obra ficou conhecida como “Ferrovia do Diabo” e inspirou a minissérie “Mad Maria”.

O Mercado Central é outro ponto procurado tanto por turistas quanto por moradores da capital. Lá é possível apreciar as comidas típicas da região. Aos domingos, o café da manhã no Mercado é parada obrigatória para quem deseja experimentar pratos tradicionais como a tapioca, o mingau de banana da terra e sucos de frutas da Amazônia.

O Ministério do Turismo já investiu R$ 21,4 milhões em ações de infraestrutura turística em Porto Velho. Em todo o estado de Rondônia, o MTur custeia 122 obras, com 70% delas já concluídas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira