Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/10/2014 - 08:09

Cactus com área de proteção

Pela primeira vez, uso extensivo de poliuretano termoplástico UV-estável (TPU) no exterior do veículo. Combinação ideal de design e segurança no novo Citroën C4 Cactus.

Como o primeiro fabricante de poliuretano termoplástico (TPU), a BASF otimizou com sucesso o material para que ele possa ser aplicado no exterior do veículo extensivamente e sem pintura. A montadora PSA Peugeot Citroën utiliza a nova classe de TPU Elastollan® AC 55D10 HPM (material de alta performance) para o revestimento do Citroën C4 Cactus com o chamado Airbumps®, que são como grandes almofadas cheias de ar em cores contrastantes colocadas nas laterais, na parte dianteira e traseira do veículo, visando proteger o exterior contra impactos, arranhões e dando ao veículo uma aparência distinta. Esta estreia global é o resultado de muitos anos de trabalho de desenvolvimento entre a montadora francesa, o fornecedor Rehau (Suíça) e a BASF. A Rehau fabrica os Airbumps® laterais, enquanto a empresa Faurecia (França) produz os pára-choques dianteiro e traseiro.

"Com sua superfície característica Elastollan®, os Airbumps® incorporam a filosofia do Citroën C4 Cactus perfeitamente - eles têm estilo e são multifuncionais. Juntamente com a BASF e os fornecedores das peças Airbump®, moldamos o desenvolvimento do material e do processo de fabricação de tal forma que os dois resultaram em modelos que oferecem a melhor combinação de qualidade, estética e custos", explica Jérôme Vinot Préfontaine, gerente geral de Compras do programa C4 Cactus da PSA Peugeot Citroën.

A vantagem do Elastollan® HPM está na sua liberdade de design e durabilidade a longo prazo, juntamente com um tátil atraente e uma aparência elegante. O novo material combina as propriedades convencionais de TPU, tais como boa resistência à tração e resistência à abrasão, elasticidade, excelente resistência ao impacto em baixas temperaturas e elevada resistência ao meio, com novas características: possui excelentes propriedades de superfície mesmo com pequenas espessuras de parede, é resistente a arranhões, aos raios UV e condições climáticas, é fácil de limpar e tem uma alta temperatura de serviço de 120 a 150 °C.

Boas propriedades de montagem -Isto faz com que ele seja uma superfície ideal para os Airbumps® de absorção de impacto que dão ao C4 Cactus a aparência gráfica característica. O componente Elastollan® moldado por injecção está montado em uma concha de apoio de policarbonato e acrilonitrila-butadieno-estireno (ABS), formando assim cavidades flexíveis, que podem ser amassadas, voltando ao seu estado inicial. Toda a estrutura é fixada ao chassi de metal. Devido às boas propriedades de montagem do HPM é possível uma montagem firme que os materiais de acabamento convencionais, tais como o polipropileno, não conseguem.

O Elastollan® HPM pode ser pigmentado, para que os Airbumps® não tenham que ser pintados. Assim, eles não necessitam de manutenção especial e, no caso de um acidente, ajudam a reduzir os custos de reparo no veículo. Os Airbumps estão disponíveis em quatro cores contrastantes (preto, marrom, cinza claro e escuro) e contribuem para o design de cor individual harmonioso em conjunto com as tintas automotivas, primers e vernizes da Divisão de Tintas da BASF.

Processamento: Curto ciclo e boas propriedades de fluxo -A BASF também desenvolveu as propriedades de processamento da nova classe de Elastollan®. O material pode ser moldado por injeção com uma ampla janela de processo e um ciclo em que o tempo é 50% menor em comparação ao TPU convencional. O material possui excelentes propriedades de fluxo, o que significa a produção de paredes com espessuras de 1.5 a 1.8 mm, sem afetar a qualidade da superfície. "Devido às elevadas exigências de superfície e cor, dureza e flexibilidade a estreita cooperação com a BASF na formulação do material e desenvolvimento de aplicação foi um fator decisivo para nós", explica Bernard Delles, responsável pelo projeto do fornecedor automotivo Rehau, que fabrica os Airbumps® laterais. A Faurecia usa o novo Elastollan® HPM para a fabricação dos pára-choques dianteiro e traseiro do C4 Cactus. "A inovação não está apenas no material, mas também na montagem. A BASF desenvolveu um plástico que exigia uma nova tecnologia de montagem. Trabalhamos em conjunto para atender os requisitos para a produção industrial em massa dessas peças diferentes", diz Sébastien Bret, gerente de desenvolvimento da Faurecia.

Até agora, o Elastollan® têm sido utilizado na indústria automotiva para revestimento de cabos, no compartimento do motor e no interior do veículo, como por exemplo, nas maçanetas, câmbio e porta-copos. O TPU da BASF pode ser moldado por injeção, extrudido ou moldado por sopro.

Sobre Materais de Performance da Basf - A divisão de Materiais de Performance da BASF engloba todo know-how de materais da BASF em relação aos plásticos inovadores e personalizados. Mundialmente ativa em quatro grandes setores da indústria - transporte, construção, aplicações industriais e bens de consumo - a divisão tem um amplo portfólio de produtos e serviços combinados com um profundo entendimento de soluções de sistema orientadas para a aplicação. A estreita colaboração com os clientes e um grande foco em soluções são os principais fatores de lucratividade e crescimento. A sólida competência em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) fornece a base para o desenvolvimento de produtos inovadores e aplicações. Em 2013, a Divisão de Materiais de Performance alcançou vendas globais de € 6,5 bilhões.

Na BASF nós transformamos a química – e estamos fazendo isso há 150 anos. Nosso portfólio de produtos oferece desde químicos, plásticos, produtos de performance e para proteção de cultivos, até petróleo e gás. Como empresa química líder mundial, nós combinamos o sucesso econômico, responsabilidade social e proteção ambiental. Por meio da ciência e da inovação, nós possibilitamos aos nossos clientes de todas as indústrias atender às atuais e futuras necessidades da sociedade. Nossos produtos e soluções contribuem para a preservação dos recursos, assegurando nutrição saudável e melhoria da qualidade de vida. Nós resumimos essa contribuição em nossa proposição corporativa: “We create chemistry for a sustainable future” – Nós transformamos a química para um futuro sustentável. A BASF contabilizou vendas de €74 bilhões em 2013 e contava com mais de 112 mil colaboradores no final do ano. As ações da BASF são negociadas nas bolsas de valores de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurique (AN). [www.basf.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira