Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/09/2014 - 07:39

Wilson Sons Ultratug Offshore implementa programa de segurança

WSUT+ visa à mudança cultural dos colaboradores para garantir mais segurança às operações.

Um dos valores mais importantes para a indústria de petróleo e gás, a segurança vai ganhar ainda mais atenção na Wilson Sons Ultratug Offshore. A empresa – uma joint venture entre o Grupo Wilson Sons e o Grupo Ultramar – iniciou neste ano a implementação do programa WSUT+, que busca a mudança cultural dos funcionários para garantir maior segurança às operações.

“Essa é a primeira vez que um trabalho desse tipo é desenvolvido em embarcações de apoio offshore no Brasil. A segurança sempre foi um valor importante para a nossa companhia e, com essa iniciativa, poderemos melhorar ainda mais o nosso desempenho”, comenta o diretor-executivo da Wilson Sons Ultratug Offshore, Gustavo Machado.

O WSUT+ é uma adaptação do WS+, implementado com sucesso no Grupo Wilson Sons desde 2010. Desenvolvido em parceria com a DuPont, referência na área de segurança, o programa teve início em março deste ano, após um período de diagnóstico em 2013.

Inicialmente, quatro embarcações da Wilson Sons Ultratug Offshore– os PSVs (Platform Supply Vessels) Saveiros Gaivota, Talha-Mar, Fulmar e Batuíra – foram escolhidas para a implementação do programa. A opção por esses barcos foi feita por se tratarem de operações muito distintas, com riscos diferenciados.

Por enquanto, dois consultores da DuPont visitam as embarcações e estimulam a mudança cultural das truipulações. Eles passam duas ou três semanas em cada um dos barcos e acompanham de perto as operações.

“Já podemos perceber o aumento da consciência e da responsabilidade dos nossos profissionais em relação à segurança”, comemora o executivo. “As pessoas estão se sentindo mais confiantes para fiscalizar e reportar o que acontece em cada PSV. Além disso, estamos estimulando o diálogo, que é um passo fundamental para que os tripulantes vivenciem e dividam suas impressões sobre essas mudanças.”

Após essa etapa, que será concluída em outubro, a experiência será replicada pelos próprios colaboradores da companhia nas demais embarcações da Wilson Sons Ultratug Offshore. Até o final de 2015, toda a frota já terá recebido o WSUT+. “Como não há profissional de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS) a bordo, o estímulo à liderança e o engajamento da tripulação com o tema são muito importantes para o sucesso do WSUT+”, diz Machado.

Frota moderna -A Wilson Sons Ultratug Offshore possui uma frota moderna de PSVs que atendem a operações da Petrobras. Ao todo, são 19 embarcações, sendo 18 construídas nas unidades da Wilson Sons Estaleiros, no Guarujá (SP), e uma no estaleiro POET, na China. A mais recente delas, o PSV Zarapito, iniciou operação em março deste ano.

A companhia aguarda a entrega de mais cinco embarcações até 2016. Duas delas foram arrematadas na sexta rodada do Programa de Renovação da Frota de Apoio Marítimo (Prorefam). Serão PSVs 5000 que já começaram a ser montados no Guarujá. Há ainda três outros PSVs que estão em construção em na China.

O Grupo Wilson Sons é um dos maiores operadores integrados de logística portuária e marítima e soluções de cadeia de suprimento no mercado brasileiro, com mais de 175 anos de experiência. A companhia conta com uma rede de atuação nacional e presta uma gama completa de serviços para as empresas que atuam na indústria de óleo e gás, no comércio internacional e na economia doméstica. As principais atividades do Grupo são divididas em dois sistemas – Portuário e logístico e Marítimo.

O Grupo Ultramar é um dois maiores grupos de transporte marítimo, operações portuárias, logística e agenciamento marítimo de Chile, com presença em 15 países, principalmente na América Latina. Fundada há mais de 60 anos, a companhia presta uma completa gama de serviços a empresas de Óleo e Gás, além de outros segmentos, no comércio internacional e na economia doméstica.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira