Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/09/2014 - 07:43

Evolução tarifária das distribuidoras de energia é debatida em congresso em São Paulo

Objetivo é desmistificar a relação entre distribuidoras e consumidor final no que diz respeito ao aumento de tarifas no consumo de energia elétrica.

Diante do atual cenário de remuneração das distribuidoras de energia, para viabilizar a ampliação de rede, melhorar a qualidade e universalizar o atendimento, torna-se necessário desmistificar a evolução tarifária e seus possíveis impactos na economia setorial e nacional. Essa é a opinião do gerente de tarifas da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais), Ronalde Xavier Moreira Júnior. “A parcela que cabe à distribuidora na tarifa é muito pequena e tem sofrido redução ao longo dos ciclos tarifários”, afirma.

Os aumentos represados ao longo de 2013 e 2014 via aportes feitos pelo governo federal ou via encargos às distribuidoras de energia acabarão sendo repassados para o consumidor em 2015 e a situação deve refletir diretamente nos custos da energia. “O ressarcimento desses empréstimos e a regulação que foi posta para restituir esse montante passa a valer a partir do ano que vem e deve ser paga pelo consumidor final”, complementa Moreira Júnior.

Bandeiras tarifárias - Em 2015, entra em vigor outra novidade nas contas de energia: as bandeiras tarifárias. As bandeiras verde, amarela e vermelha indicarão se a energia custará mais ou menos, em função das condições de geração de eletricidade. Na opinião do gerente de tarifas da Cemig, esse sistema apresenta prós e contras. “Entre as vantagens, poderíamos sinalizar para o consumidor o momento ideal para reduzir o consumo devido ao custo da energia. Com a bandeira verde, incentivamos o consumo no momento mais correto. No entanto, as bandeiras tarifárias não resolvem todo o problema e podem acarretar inconvenientes como problemas de faturamento e de comunicação com o consumidor”, finaliza.

Questões como evoluções tarifárias, alocação de cotas, aportes da CDE (Conta de Desenvolvimento Energético) e bandeiras tarifárias fazem parte da palestra que Ronalde Xavier Moreira Júnior e o gerente de regulação de serviço da Light, Marcos Kessler, ministrarão no próximo dia 17, durante o Energy Summit, encontro que reúne empresários das principais companhias de energia, consumidores, fornecedores de soluções, instituições financeiras e órgãos do governo, de 15 a 17 de setembro, no Caesar Park Faria Lima, em São Paulo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: