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05/09/2014 - 07:20

Eficiência aeroportuária depende da Integração total das operações

Mudança da cultura operacional implantada pelo novo modelo com a participação da iniciativa privada favoreceu o ganho em agilidade e em qualidade aos serviços.

Um divisor de águas para as operações do setor aéreo. Essa é a definição que o diretor administrativo financeiro da Associação Nacional das Empresas Administradoras de Aeroportos – ANEAA, Douglas Rebouças de Almeida, deu sobre as concessões dos aeroportos à iniciativa privada. O processo de transição operacional do novo modelo vai ajudar no desenvolvimento de toda a cadeia e trazer eficiência para dentro dos complexos com os investimentos que estão sendo realizados.

Os resultados da gestão dos novos operadores nos Aeroportos de Brasília, Guarulhos e Viracopos já podem ser notados pelos usuários que desfrutam da produtividade das operações integradas, um ponto estratégico para o desempenho dos aeródromos. De acordo com o diretor da ANEAA, autoridades aeroportuárias, companhias aéreas, esatas (Empresas de Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo) e operador aeroportuário precisam estar em sinergia. “Estes quatro elos influenciam diretamente na experiência de voar do usuário e precisam funcionar em harmonia. Essa evolução é muito importante e precisa ser pensada a curto, médio e longo prazo”.

Segundo Douglas, com as concessões, o modelo operacional em sua totalidade precisa ser constantemente monitorado e adaptado para atender as demandas. “Não adianta ficar num modelo onde só o aeroporto tem índices de qualidade no seu contrato de concessão. O usuário avalia desde a hora que chega no taxi até o embarque. Por isso, todos estes serviços precisam estar integrados”. Esse conceito de atendimento também é uma mudança de cultura que está acontecendo dentro dos aeroportos. “A máxima de servir ao usuário está sofrendo uma evolução grande com os novos operadores”, explica o diretor da entidade.

A expertise das operações vem sendo pensada e empenhada desde a concepção do edital de licitação do Governo, quando foi exigida a presença de grandes operadores internacionais com a aquisição de 51% das ações e também a participação da Infraero com os outros 49%. Esta formação do conselho administrativo proporcinou a disseminação de novas culturas e conceitos. Os operadores acompanharam todo o processo desde a elaboração do plano de transição operacional até o PQS (Plano de Qualidade de Serviços), o que favoreceu a integração de todas as frentes no processo das operações.

Estas mudanças resultaram em investimentos para todos os aeroportos que foram concedidos. Toda a grade de treinamento de pessoas que trabalham ao lado do operador aeroportuário, no pátio e na pista, foi remodelada com a ancoragem de aeronave, taxiamento e safety security. Também foram realizados investimentos em infraestrutura com a operação de manutenção dos aeroportos com tecnologia, rádio para facilitar a comunicação dentro das operações, revisão dos centros de controle operacionais, posicionamento de câmeras, informatização dos processos, processo de bagagem, entre outros equipamentos e serviços que possibilitaram mais agilidade às operações. “A eficiência é o grande mote para o futuro dentro dos aeroportos”, conclui o diretor administrativo da ANEAA.

Todas estas transformações das operações serão discutidas no painel “O que mudou na gestão dos aeroportos com as concessões”, que faz parte da programação da Airport Infra Expo & Aviation Expo. O evento, considerado o principal encontro da cadeia de equipamentos e serviços de infraestrutura aeroportuária e aviação comercial, acontece entre os dias 17 e 19 de setembro no Expo Center Norte, em São Paulo. A feira conta com a presença de expositores que fazem parte cadeia produtiva aeroportuária e aviação comercial, espaço para networking com Rodadas de Negócios e Seminários e Workshops para debate de temas que norteiam o setor aéreo.

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