Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/08/2014 - 08:13

Siemens entrega usina de ciclo combinado com eixo único na Tailândia


A Siemens, em parceria com a Marubeni, reconhecida empresa japonesa de instalações elétricas e industrial no mercado, realizou a construção completa da usina elétrica de ciclo combinado Chana 2, na Tailândia. A usina consiste em duas unidades de configuração de eixo único, que foi entregue pronta para operação comercial, à empresa nacional de energia Electric Generating Authority of Thailand (EGAT). Com capacidade elétrica total de cerca de 800 megawatts (MW) e eficiência energética de 57,3%, o projeto é uma das usinas elétricas mais eficientes e ecologicamente corretas do Sudeste Asiático.

Chana está situada na província de Songkhla, no sul da Tailândia. Em 2008, um consórcio composto pela Siemens e pela Marubeni construiu a usina de ciclo combinado com múltiplos eixos, nomeada Chana 1. Agora, duas outras unidades de ciclo combinado foram adicionadas ao local e construídas com base no conceito de eixo único da Siemens, em que os componentes principais - turbina a gás, gerador e turbina a vapor - ficam dispostos em série. Este tipo de usina se destaca pelo seu elevado nível de eficiência, tempo de partida reduzido e flexibilidade para acomodar rápidas mudanças de carga. Juntas, Chana 1 e 2 fornecerão por volta de 1.500 MW à rede de energia do sul da Tailândia.

A Siemens forneceu os principais componentes do projeto que consistem em uma turbina a gás modelo SGT5-4000F, uma turbina a vapor da série SST5-3000 e um gerador modelo SGen5-2000H, para cada uma das duas unidades. O contrato também incluiu o sistema elétrico geral, o sistema de I&C SPPA-T3000 e todos os sistemas subordinados e auxiliares. A parceira Marubeni foi responsável pelo fornecimento da caldeira de recuperação de calor, transformadores principais, sistema de distribuição externo e torre de resfriamento. Além da instalação e construção da usina como um todo.

“Para nós, é um prazer entregar em operação comercial as duas unidades de Chana 2, as primeiras de energia com eixo único, para a EGAT. Graças à excelente cooperação da Marubeni e da EGAT, o projeto de ciclo combinado com múltiplos eixos de Wang Noi 4, cumpriu o prazo de entrega com sucesso e eficiência ”, declarou Lothar Balling, diretor de Gestão de Projetos da Divisão de Geração de Energia da Siemens Energy.

“Chana 2 assinala a segunda usina construída pela Siemens e pela Marubeni, que entrou em operação este ano, e permitiu atender, em tempo hábil, à alta demanda de eletricidade no sul de nosso País”, afirmou Khun Ratanachai Namwong, diretor adjunto de Desenvolvimento de Usinas Elétricas da EGAT. “Agora temos no local, uma usina com múltiplos eixos e duas com eixo único, fornecidas pela Siemens. Isso nos proporciona um alto grau de flexibilidade para reagir de forma ideal aos requisitos da rede.”

As usinas elétricas de ciclo combinado e os serviços associados fazem parte do Portfólio Ambiental da Siemens. Cerca de 43% da receita total da empresa provêm de produtos e soluções verdes. Isso faz da Siemens um dos principais fornecedores mundiais de tecnologia ecologicamente correta.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: