Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/08/2014 - 07:44

Brado consolida operações de madeira tipo Teca

A Companhia é responsável por realizar o transporte ferroviário pelo Corredor Larga. A carga sai do Terminal de Rondonópolis (MT) e segue para exportação via portos de Santos.

A Brado Logística vem consolidando as operações de madeira tipo Teca (tora e serrada) para exportação. Para atender a demanda da região centro-oeste, o Terminal Intermodal de Rondonópolis, um dos mais importantes centros logísticos da Companhia, conta com uma estrutura para receber os volumes intensos da mercadoria em uma área de 140 mil m².

As cargas de madeira teca vem das fazendas no interior dos Estados do Mato Grosso e Rondônia. A Brado recebe e armazena, para posteriormente realizar a estufagem dos contêineres e embarque ferroviário até os Terminais Portuários de Santos. Somente o Estado do MT nos últimos 12 anos, cresceu 361% de área plantada, frente aos 13 mil hectares no ano de 2000. “A Brado veio durante o ano estruturando o projeto e aprendendo a operar com madeira serrada e toras e este aprendizado nos remete a um mercado que hoje temos participação crescente. Atualmente são seis clientes, ante um grande player no início de 2014, primando pelo diferencial do custo logístico intermodal ser menor que o convencional rodoviário ”, explica o Gerente Comercial do Corredor Larga da Brado, Renan Silva.

De acordo com informações da Associação de Reflorestadores de Mato Grosso (Arefloresta), o Estado possui a maior área plantada de teca e tem se destacado pela produção dessa madeira. Estima-se que algo em torno de 40% dos 60 mil hectares de teca estejam com idade superior a 10 anos, espaço de tempo próprio para o desbaste. “O setor é promissor e tem tudo para crescer ainda mais a longo prazo. O aumento da produção vai gerar uma demanda maior para este tipo de operação e é neste momento que aparece a Brado para atender este volume e ajudar na expansão das operações de madeira teca no Brasil”, comenta o presidente da Arefloresta, Fausto Takizawa.

A madeira teca é muito procurada pelo mercado internacional e pela indústria de construção naval, por conta de suas características, como: peso, resistência e durabilidade. Os maiores importadores deste tipo de material são Alemanha, Arábia Saudita, Austrália, Dinamarca, Emirados Árabes, Estados Unidos e Índia. De olho neste mercado, a Brado investe em soluções personalizadas para atender as operações de teca com estrutura completa que inclui autorização do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Início de Trânsito Aduaneiro, através de Redex (Recinto Especial para Despacho Aduaneiro de Exportação) e transporte intermodal até os Portos de destino, em Santos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: