Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/08/2014 - 07:38

Coleta Seletiva e descarte correto do lixo contribuem com o Meio Ambiente

Empresa do interior de São Paulo dá exemplo de logística reversa e destinação correta de resíduos sólidos.

Quando o assunto é cuidar do meio ambiente o exemplo tem que começar em casa. O simples costume de separar e descartar corretamente o lixo é um exemplo de como podemos contribuir para equilíbrio e preservação do ecossistema. Essas atitudes singelas, agilizam a aplicação de serviços públicos como a coleta seletiva que garante a destinação correta aos resíduos sólidos sem causar prejuízos a natureza e à saúde humana.

No Brasil, entretanto, a coleta de resíduos urbanos ainda é deficiente. De acordo com Plano Nacional de Saneamento Básico, apenas 15% dos municípios brasileiros possuem o serviço. Das 189 mil toneladas de resíduos que são produzidas diariamente apenas 1,4% é reciclada. “Para as pessoas se conscientizarem cada vez mais da destinação dos resíduos é preciso que o serviço de coleta esteja realmente ao alcance da população e que seja feito de forma eficiente e adequada em todas as esferas públicas”, enfatizou o gestor industrial da Lubrificantes Fenix, Rodrigo Domene.

A Lubrificantes Fenix é uma empresa de coleta e rerrefino de Óleo Lubrificante Usado e Contaminado (OLUC), situada na cidade de Paulínia interior de São Paulo. A empresa desenvolveu um sistema de coleta que faz a recolhe do OLUC e os resíduos sólidos contaminados pelo óleo como embalagens plásticas, EPI's, papéis, filtros de óleo, plásticos, lonas de filtração, filtros de cartucho, madeira, algodão, frascos de vidro, mangueiras e mangotes.

Com o novo sistema a empresa recolheu mais de 940 toneladas de resíduos sólidos em 2013. Todo esse material coletado é destinado para o coprocessamento em fornos de cimento com o aproveitamento da energia contida nestes materiais e/ou substituição das matérias-primas e operação regulamentada e licenciada por órgãos ambientais competentes.

Exerça o seu papel de cidadão! Questione como é feita a coleta seletiva em sua cidade. Estimule sua família, amigos e vizinhas a separar os resíduos e contribuir com o processo. Estas pequenas atitudes farão toda a diferença na construção por um mundo melhor.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: