Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/08/2014 - 07:26

Labtec prevê crescimeto em análises de resíduos e contaminantes motivado pelo embargo russo às importações de alimentos

O laboratório de ensaios de resíduos e contaminantes do Labtec é considerado um dos mais conceituados do país.

O embargo anunciado pela Rússia às importações de alimentos de vários países, incluindo Estados Unidos e Austrália, em retaliação às sanções que vem sofrendo devido a crise da Ucrânia, já apresenta desdobramentos para a economia brasileira. As exportações de carne bovina do Brasil cresceram 8,6% em julho ante igual período do ano anterior, para 144,7 mil toneladas, sendo a Rússia o principal destino da commodity. As vendas para a Rússia saltaram 79% em julho sobre um ano antes, para 41 mil toneladas.

Como efeito cascata, o embargo Russo também gera cenário positivo para os laboratórios nacionais de análises físico-químicas. Isso acontece porque o setor de frigoríficos necessita ter o seu produto apto para ser exportado, o que os levarão a comprar análise de resíduos e contaminantes.

Atualmente, o Labtec que possui laboratório de ensaios de resíduos e contaminantes considerado um dos mais importantes e conceituados do Brasil, atende grandes frigoríficos, dentre eles Marfrig, JBS e BR Foods, que estão qualificados para exportar. Entretanto, outros frigoríficos que ainda não atendam plenamente às exigências dos importadores (Rússia) devem buscar aprovação do Ministério da Agricultura para tanto, já que a demanda de exportação está em curva crescente.

O que faz o Labtec? O Labtec realiza estudos fundamentais para obtenção de registros de produtos junto aos órgãos reguladores. Os estudos são desenvolvidos de acordo com os parâmetros da Anvisa, MAPA, Codex Alimentarius e EMEA (European Medicine Agency). O parque instrumental conta com diversos equipamentos de última geração, dentre eles cinco cromatógrafos líquidos acoplados à Espectrômetros de massas, o que permite oferecer ensaios de alta complexidade utilizando métodos devidamente validados.

Segundo Fernando Haaland, diretor executivo do Labtec, entre os diferenciais do laboratório estão a estrutura, o parque tecnológico que é um dos mais modernos do país, o corpo técnico qualificado e experiente. O respeito quanto à qualidade dos laudos que emitimos, nos colocam dentro de um seleto grupo de laboratórios. “Somos credenciados pelo Ministério da Agricultura (MAPA) e certificados pelo Inmetro. Além disso, acabamos de encaminhar para registro as análises em mais35 novas moléculas pelo método "multirresíduos". Um fato que amplia sensivelmente nosso escopo (número de análises) e nos qualifica tecnicamente, em função do método utilizado”, afirma o executivo.

. Resíduos: ª O laboratório de ensaios de resíduos e contaminantes do Labtec é considerado um dos mais importantes e conceituados do Brasil, realizando estudos fundamentais para obtenção de registros de produtos junto aos órgãos reguladores. Os estudos são desenvolvidos de acordo com os parâmetros da Anvisa, MAPA, Codex Alimentarius e EMEA (European Medicine Agency). Seu parque instrumental conta com diversos equipamentos de última geração, dentre eles cinco cromatógrafos líquidos acoplados à Espectrômetros de massas, o que permite oferecer ensaios de alta complexidade utilizando métodos devidamente validados.

b. Portfólio – Estudos de depleção de resíduos em matrizes diversas; detecção e quantificação de contaminantes de drogas veterinárias em produtos processados (antibióticos, antiparasitários, anti-inflamatórios, pesticidas e metais pesados).

2. Microbiologia: a. O laboratório de Microbiologia do Labtec oferece soluções rápidas e customizadas para cada amostra e necessidade específica, na detecção de micro-organismos patogênicos e deteriorantes. Para isso, conta com estrutura, equipamentos de ponta e equipe altamente qualificada, respaldados por metodologias reconhecidas e adotadas internacionalmente.

b. Portfólio – Análise de micro-organismos patogênicos e deteriorantes em amostras diversas; análises de swabs de equipamentos, superfícies e mãos de manipuladores; testes de esterilidade e endotoxicinas; Challenge-test (Testes de Desafio), testes de estabilidades e dosagem para detergentes enzimáticos.

3. Estabilidade: ª O profundo conhecimento científico do seu corpo técnico aliado ao mais avançado parque tecnológico permitem ao Labtec executar os mais complexos testes de estabilidade. As amostras são mantidas em câmaras monitoradas via software, garantindo uma perfeita incubação, bem como a manutenção das condições de estocagem (temperatura e umidade relativa), além de todo o tratamento estatístico adequado.

b. Portifólio – Estudos de Estabilidade: de longa duração, acelerados, multidose, período de utilização, similaridade de lotes e foto-estabilidade, nas mais diversas condições, tais como: 50°C x 90% UR, 40°C x 75% UR, 30°C x 65% UR, 15°C, 5°C, dentre outras.

4. Bromatologia: a. O Labtec está preparado para atender a todas as demandas da indústria de alimentos e bebidas em todo o escopo da Bromatologia, e relativo aos diferentes aspectos que envolvem um alimento em todas as etapas da sua existência – produção, coleta, transporte, armazenamento e comercialização. Verifica se o alimento enquadra-se nas especificações legais, seu valor alimentício e calórico, suas propriedades físicas, químicas, biológicas, detecta a presença de adulterantes e aditivos prejudiciais à saúde, checa a esterilização e possíveis contaminações durante o ciclo de produção.

b. Portfólio – Com um escopo amplo e diversificado, o laboratório de Bromatologia do Labtec oferece soluções completas para os mais diversos setores da indústria. Além disso, possui uma grande capacidade instalada o que lhe permite realizar mais de 15.000 análises por mês

5. Controle de Qualidade: a. O laboratório de controle de qualidade contar com o rigor técnico, abrangência de escopo e agilidade do Labtec. Seu portfólio conta com mais de 400 tipos de análises implantadas, realizando ensaios tanto em matéria-prima quanto em produto acabado e nos mais diversos tipos de amostras ou matrizes.

b. Portfólio – Análises de vitaminas, hormônios, aminoácidos, ácidos graxos, pesticidas, princípios ativos, minerais, metais pesados, além de impurezas e contaminantes.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: