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20/08/2014 - 08:35

Bosch customiza logística do aftermarket automotivo

Projeto Fênix otimiza processos e serviços com foco no cliente. Novo departamento faz a gestão das demandas específicas do segmento. Conceito baseado em modelo mundial de qualidade Bosch.

A Bosch, uma líder mundial no mercado de reposição automotiva, deu um passo importante no sentido de atender as demandas dos clientes do Automotive Aftermarket e transformar a área de logística em uma de suas competências chaves. Batizada de projeto Fênix e apoiada pelo Bosch Production System (BPS) - que visa à melhoria contínua de processos e serviços - a iniciativa foi no sentido oposto à terceirização e trouxe de volta à empresa a gestão da logística física de armazenagem e distribuição, e também a autonomia no sistema de gerenciamento de informação e oper acionalização das atividades da área.

Para dar corpo ao projeto iniciado no segundo semestre de 2012, a Bosch criou uma área que trabalha em tempo integral dentro de um centro de distribuição localizado em Louveira, no interior de São Paulo. A equipe é responsável por todo o desenvolvimento e gestão dos processos, aplicando as soluções necessárias para garantir o máximo de eficiência, alinhadas às necessidades específicas dos negócios do Aftermarket.

"Nos últimos anos, a eficiência logística se tornou um dos fatores chaves de sucesso para todas as empresas. As necessidades e expectativas dos clientes, assim como os custos aumentaram. Desta forma, melhorar a produtividade nesta área se tornou uma condição de sobrevivência. O projeto Fênix foi planejado para entregar aos nossos clientes uma solução logística, feita sob medida e mais adequada às suas necessidades", observa Delfim Calixto, vice-presidente da divisão Automotive Aftermarket da Robert Bosch Amér ica Latina.

No portfólio da divisão estão aproximadamente 20 mil produtos - part numbers -, entre velas de ignição, cabos, filtros, palhetas, alternadores, motores de partida, componentes dos sistemas de freios e de injeção, entre outros itens que atendem cerca de 95% da frota circulante brasileira. Para dar vazão ao volume - em média 10 mil linhas de pedidos chegam diariamente - a equipe trabalha com um tempo de atendimento de 24 horas para que os produtos possam ser processados e disponibilizados para a distribuição através de diferentes modais.

A complexa logística do aftermarket automotivo compreende 60 toneladas de mercadorias movimentadas por dia, distribuídas em aproximadamente 50 caminhões que deixam o centro logístico diariamente e são enviados a mais de 1.500 pontos em todo o Brasil.

"Para se ter uma ideia da eficiência do projeto, em 2012, tínhamos uma média de 4.500 linhas de pedidos processados por dia. Com as mudanças implementadas, conseguimos melhorar a eficiência e aumentar a nossa produtividade, que mais que dobrou, chegando a ultrapassar a casa das 10 mil linhas de pedidos diários", comenta Calixto.

O conceito do BPS, utilizado pela Bosch em suas plantas ao redor do mundo, possibilitou também que todo o espaço físico do armazém fosse repensado. Dessa forma, além dos processos redesenhados, foram alteradas as estações de trabalho, localização dos produtos armazenados, o que impactou positivamente na otimização de todas as etapas da atividade.

"Estamos, nesse momento, estabilizando os nossos processos e adequando as demandas à nossa capacidade. Com isso, nossa meta é maximizar a nossa eficiência até 2015. Acreditamos que, dessa forma, ampliaremos os níveis de satisfação dos clientes que hoje, após quase um ano de implementação do projeto, tem recebido avaliações bastante positivas", observa o executivo da Bosch.

Monitoramento inteligente em tempo real-A Bosch também buscou no mercado tecnologias que proporcionassem uma movimentação rápida e eficiente dentro do centro de distribuição. Entre elas está o InfoLink®, sistema desenvolvido pela Crown, que garante que a gestão da frota seja inteligente e interativa. Especialmente empregado no segmento de movimentação de materiais, o InfoLink® emite relatórios com dados da operação e utilização de ferramentas que permitem economia de energia, de tempo, e a redução de riscos nas atividades operacionais.

"Por meio de sistemas interativos como os fornecidos pela Crown, a Bosch monitora e gerencia o uso eficiente de seus recursos em todas as operações. Isso nos permite um mapeamento completo de todas as etapas, garantindo que nossos clientes serão atendidos da melhor forma e dentro dos prazos desejados", completa Delfim Calixto.

Raio X do Projeto Fênix-O que é: Gestão logística desenvolvida e implementada pela divisão Automotive Aftermarket da Robert Bosch, em L ouveira-SP, cidade onde está localizado o centro de distribuição.A fase de estudo e preparação começou em setembro de 2012 e a implementação completa ocorreu em setembro de 2013, e tem o objetico de otimizar e adequar os processos logísticos alinhados ao modelo de negócios da divisão e fazer da logística uma das competências chaves da divisão Automotive Aftermarket;

A Bosch criou um departamento de inteligência que levou a expertise em processos baseada no BPS (Bosch Production System) ao armazém logístico. A equipe também é responsável pela implementação do novo WMS (sistema de gerenciamento da informação) e planejamento da operação. Distribuição: Cerca de 1.500 pontos de entrega em diversos locais do Brasil;

Produtos da divisão: Cerca de 20 mil itens de produtos (part numbers) que podem ser pequenos como velas de ignição ou grandes, como uma bancada Diesel de quase uma tonelada. Há também produtos como filtros , palhetas, baterias etc | Dimensões logísticas do armazém: Aproximadamente 25 mil m2. Movimentação: Entre 40 a 50 caminhões diariamente| Volume: Expedição média de 60 toneladas de produtos por dia | Número de paletes recebidos: média 600 por dia |Número de docas: 15 Inbound | Número de linhas de pedidos: dez mil linhas de pedidos processados por dia | Produção: 70% do portfólio da Bosch é produzido no país e 30% é importado das diversas plantas espalhadas pelo mundo |Exportação: Do volume de vendas, cerca de 30% dos produtos é exportado para a América Latina, Estados Unidos e Europa |Localização das unidades fabris: Campinas-SP, Curitiba-PR e Aratu-BA.

Em 2014, o Grupo Bosch comemora 60 anos de Brasil. Uma história de sucesso que começou em 1954, na cidade de São Paulo. Atualmente o Grupo Bosch emprega no país cerca de 8.900 colaboradores e registrou, em 2013 um fatutamento líquido de R$ 4,4 bilhões com a oferta de produtos e serviços automotivos para montadoras e para o mercado de reposição, ferramentas elétricas, sistemas de segurança, termotecnologia, máquinas de embalagem e tecnologias industriais. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 9.500 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de R$ 5 bilhões em 2013, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. [www.bosch.com.br].

O Grupo Bosch é um líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. Em 2013, cerca de seus 281.000 colaboradores contribuíram para gerar vendas de 46,1 bilhões de euros em 2013. (Devido a mudanças legais que regulam a consolidação de resultados, os dados de 2013 são parcialmente comparáveis com os valores de 2012). Suas operações são divididas em quatro setores de negócios: Tecnologia Automotiva, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo, Energia e Tecnologia Predial. O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e suas cerca de 360 subsidiárias e empresas regionais em aproximadamente 50 países. Incluindo os representantes de vendas e serviços, a Bosch está presente em cerca de 150 países. Esta rede mundial de desenvolvimento, produção e distribuição é a base para o crescimento contínuo. Em 2013, o Grupo Bosch investiu cerca de 4.5 bilhóes de euros e solicitou o registro de cerca de 5.000 patentes. Isso representa uma média de 20 patentes por dia. Os produtos e serviço s do Grupo Bosch são concebidos para fascinar, assim como melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio de soluções inovadoras e úteis. Dessa forma, a empresa oferece mundialmente "Tecnologias para a Vida". [www.bosch.com, www.bosch-press.com].

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