Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/08/2014 - 07:40

Mano a Mano de Atletismo leva Usain Bolt a disputar prova em Copacabana

O desafio, que tem apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, reúne os maiores nomes do atletismo mundial, entre eles o homem mais rápido do mundo.

Uma das maiores e mais inovadoras competições de atletismo no Brasil, o Desafio Mano a Mano, teve coletiva de imprensa, realizada na Galeria Nissan, no Centro do Rio, a coletiva contou com a presença do astro jamaicano Usain Bolt, além de dois dos maiores velocistas da atualidade: a atleta Carmelita Jeter e o atleta paralímpico Blake Leeper. O desafio acontece neste sábado (16/08) e no domingo (17/08) na Praia de Copacabana e é apoiado pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), através da Lei de Incentivo ao Esporte.

O vice-presidente de Marketing da Superintendência de Desporto do Rio (Suderj), Álvaro Barreto, também participou da coletiva e falou da importância do incentivo a eventos como esse no estado.

“A Secretaria e a Suderj têm grande prazer em incentivar e ajudar na realização destes eventos. Através deles, conseguimos promover o esporte e nos prepararmos cada vez mais para as Olimpíadas 2016”, declarou Barreto, representando o secretário de Esporte, Manoel Gonçalves.

O diretor-geral da Dream Factory, uma das empresas realizadoras do evento junto com a X3M, Duda Magalhães, ressaltou a importância da parceria com a Seel e destacou que o desafio Mano a Mano é formado por três pilares: trazer um atleta de renome internacional que extrapole o universo esportivo (Usain Bolt, no caso), a busca por uma locação inusitada e uma competição com formato midiático.

A segunda edição do evento conta com uma mudança estrutural e conceitual. A pista montada na Praia de Copacabana foi reduzida de 150m para 100m. O homem mais rápido do mundo, tricampeão nos 100m, falou sobre sua meta para esta temporada:

“Meu principal enfoque nesta temporada é quebrar o recorde mundial dos 200m, que é o meu evento favorito. Espero que possa passar a dar mais atenção aos 200m em busca deste objetivo, mas sempre vou correr nos 100m. Acredito que as Olimpíadas 2016 aqui no Rio serão maravilhosas”, declarou.

Questionado sobre grandes velocistas brasileiros, Bolt destacou o atleta Aldemir Gomes Jr., que, em 2012, nas eliminatórias olímpicas dos 200m, ficou atrás apenas do recordista mundial (Aldemir irá disputar a eliminatória masculina do Mano a Mano neste sábado, às 11h).

Americanos-Maior nome do desafio feminino, a atleta norte-americana Carmelita Jeter é campeã olímpica e mundial. Com três medalhas conquistadas em Londres em 2012, Carmelita diz que fará de tudo para conseguir o ouro individual em 2016 e se mostrou bastante empolgada com a realização do desafio Mano a Mano em Copacabana.

“ Esta é a minha primeira vez no Brasil. Uma das minhas prioridades aqui no Rio era conhecer o Cristo Redentor. Fui até lá e senti uma energia incrível. Estamos focados na prova, mas acredito que a realização deste evento fora de estádios de atletismo será também muito divertida – avaliou.

Blake Leeper já esteve em solo carioca anteriormente. Ele fez sua estreia internacional, em 2009, no Rio de Janeiro. Nos Jogos Paraolímpicos de 2012, ganhou uma medalha de prata individual no evento T44 (amputados) 400m e uma medalha de bronze na prova de 200m. O atleta também acredita que correr na praia de Copacabana será especial:

“Gosto muito do Rio de Janeiro. O clima, a cultura e o povo são fantásticos. Será uma corrida especial. Em 2012, eu era apenas um iniciante, hoje chego com uma bagagem maior e com sede de levar o ouro em 2016”, disse o atleta paralímpico.

As provas -Em uma prova inédita de 100m rasos, às 11h, será disputada a eliminatória masculina brasileira com Aldemir Gomes da Silva Junior, José Carlos Gomes Moreira, Jefferson Liberato Lucindo e Jorge Henrique da Costa Vides. Meia hora depois, Ana Cláudia Lemos, Evelyn dos Santos, Franciela Krasucki e Rosângela Santos competem entre si. O vencedor de cada uma dessas baterias representará o Brasil nas finais.

No domingo, às 10h30, os primeiros a entrar na pista serão os atletas paralímpicos Blake Leeper, Richar Browne e Jerome Singleton. Às 11h20m, a brasileira mais rápida do sábado se junta a Carmelita Jeter, Cleo Vanburen e Schillonie Calvert. Às 11h50m, os homens vão à pista. Além do representante do Brasil, competem Usain Bolt, Mark Lewis-Francis e Wallace Spearmon.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira