Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/08/2014 - 06:30

Celtins prioriza ligações rurais

A Celtins – Cia. de Energia Elétrica do Estado do Tocantins, uma empresa do Grupo Energisa, está empenhada na conclusão das obras de universalização no estado, cujo prazo legal para conclusão é até dezembro de 2016. A empresa irá priorizar as obras do Programa Luz pra Todos até dezembro de 2014, quando terminará o repasse dos recursos do governo previstos no programa. A empresa irá executar as obras de universalização remanescentes com recursos próprios, como já tem feito. Porém, se os recursos financeiros do Programa Luz para Todos forem estendidos até 2016, o impacto tarifário será menor.

Desde o início do Programa no Tocantins, em 2004, a distribuidora já cumpriu 77% do cronograma previsto para o Luz para Todos. Foram ligados 69.277 dos 90 mil consumidores que vivem na área rural. Faltam atender a 19 mil pedidos de ligação, dos quais oito mil referem-se ao LPT. Os clientes que serão ligados após 2014 serão atendidos até dezembro de 2016, prazo final da universalização da energia elétrica, segundo a legislação.

Desde que assumiu a Celtins, em abril de 2014, o Grupo Energisa realizou aportes de R$ 216 milhões na distribuidora para regularizar a situação financeira e retomar os investimentos, que chegarão a R$ 600 milhões em três anos. A empresa ficou por quase dois anos sem linhas de financiamento por conta da intervenção federal nas empresas do Grupo Rede – que controlava a Celtins - que terminou com a compra pela Energisa.

A empresa entende que o prolongamento da aplicação dos recursos do Programa Luz para Todos até o término do prazo da universalização da energia elétrica no Tocantins, em 2016, é uma medida de interesse público. Os investimentos para atender aos pedidos de ligação feitos com recursos próprios são considerados na composição da tarifa, ao contrário do que acontece com o LPT, que é subsidiado pelo Governo Federal.

A Celtins ressalta ainda que os contratos para a próxima fase do Programa Luz para Todos já estão assinados. A empresa já equacionou todas as pendências oriundas do período anterior à tomada de controle pelo Grupo Energisa e vem cumprindo integralmente todos os compromissos assumidos, regularizando os encargos setoriais. A Celtins aguarda o repasse dos recursos para o Programa Luz para Todos pelo Governo Federal referente ao contrato que já está assinado.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: