Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/08/2014 - 09:56

Liquidez do mercado livre de energia elétrica cresce 3,8% em junho

Energia convencional registrou maior rotatividade, com variação anual positiva de 4,2% no período.

São Paulo – O * InfoLiquidez, relatório da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE que analisa a liquidez do mercado livre de energia, aponta uma alta de 3,8% no índice de rotatividade dos contratos fechados nesse ambiente na comparação com junho de 2013. O indicador, que representa uma média de quantas vezes um contrato troca de mãos antes de ser liquidado, passou de 2,46 para 2,55 no período. Entre maio e junho de 2014, o aumento percentual foi de 1,5%, ou de 2,51 para 2,55.

Na variação anual, os contratos que envolvem energia convencional registraram aumento de rotatividade de 4,2%, com o índice atrelado a esse tipo de contrato saltando de 2,40 para 2,50.

Já os acordos de energia incentivada (proveniente de pequenas centrais hidrelétricas, usinas a biomassa e parques eólicos) apresentaram variação anual de 1,8%, com o índice de rotatividade saindo de 2,76 para 2,81. Na variação entre maio e junho de 2014, a liquidez dos negócios no segmento registrou aumento de 2,5%, de 2,74 para 2,81.

*Esta é a segunda publicação do Infoliquidez no site no mês de julho. Isto se deu devido ao calendário de divulgação dos resultados da contabilização. A primeira edição foi relativa as informações de maio.

Perfil - A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE (www.ccee.org.br) é responsável por viabilizar e gerenciar a comercialização de energia elétrica no país, garantindo a segurança e o equilíbrio financeiro deste mercado. ACCEE é uma associação civil sem fins lucrativos, mantida pelas empresas que compram e vendem energia no Brasil. O papel da CCEE é fortalecer o ambiente de comercialização de energia - no ambiente regulado, no ambiente livre e no mercado de curto prazo - por meio de regras e mecanismos que promovam relações comerciais sólidas e justas para todos os segmentos do setor (geração, distribuição, comercialização e consumo). A CCEE atua em conjunto com outras instituições e órgãos governamentais que compõem a governança do setor para assegurar um modelo sustentável de energia no país, capaz de estimular o crescimento da economia do Brasil e, ao mesmo tempo, garantir um preço acessível ao consumidor.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira