Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/07/2014 - 09:28

Hortas orgânicas marcam roteiro rural de Porto Alegre

O turista pode visitar viveiros de mudas nativas, passear de trator e caminhar por figueiras centenárias tomadas por orquídeas.

O Roteiro Porto Alegre Rural é uma boa opção para quem deseja momentos de calmaria e hospitalidade. O roteiro é um dos 23 que integram o projeto Talentos do Brasil Rural, que tem como objetivo incluir produtos e serviços da agricultura familiar no turismo brasileiro. Porto Alegre Rural é oferecido por grupos de agricultores que encontraram no turismo uma forma de valorizar sua identidade cultural, gerar emprego e renda, além de agregar valor à produção regional.

O roteiro localiza-se a 44 km do aeroporto de Porto Alegre, na Zona Sul da cidade nos bairros de Vila Nova, Belém Velho, Belém Novo e Lami, e se caracteriza pela grande área produtiva em hortifrutigranjeiros. Uma das paradas do roteiro é a Pousada Haras Cambará, que oferece ao turista a oportunidade de conhecer uma horta orgânica, uma estufa e um viveiro de mudas nativas. A pousada reutiliza a água da chuva e trata resíduos biológicos.

Suas instalações aproveitaram um antigo haras da região. “Tivemos o cuidado de manter a arquitetura e as características originais da construção. Além do cultivo de produtos orgânicos, a pousada oferece trilhas, campos de futebol e quadras de vôlei”, diz.

O roteiro continua pela Granja Santantonio, que chama a atenção do visitante com suas figueiras centenárias tomadas por orquídeas. A granja também oferece a degustação e venda de produtos hortigranjeiros, passeios de trator e caminhadas.

Já no Sítio Capororoca, além de caminhar pelos campos produtivos, com o tamanho equivalente a dois campos de futebol, o turista pode degustar frutas, verduras e ervas orgânicas.

O Talentos do Brasil Rural é uma parceria entre os Ministérios do Turismo (MTur) e do Desenvolvimento Agrário (MDA), e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Empresas (Sebrae). Cerca de 400 empreendimentos de 54 municípios fazem parte do projeto.

Os roteiros foram escolhidos por meio de chamada pública, mapeados, apresentados ao mercado turístico, receberam consultoria especializada e apoio à comercialização. Um dos requisitos para escolha é que o roteiro seja acessível a, no máximo, três horas de uma das 12 capitais-sedes da Copa do Mundo, considerando meio terrestre ou aquaviário.

Acesso: a partir do centro de Porto Alegre, o acesso pode ser feito pela Avenida Professor Oscar Pereira, até chegar ao bairro de Belém Velho, onde se deve pegar a Estrada Costa Gama e a Avenida Edgar Pires de Castro até chegar ao Bairro Lami onde estão localizados os principais empreendimentos do roteiro.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira