Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/06/2014 - 08:05

Audi RS Q3 já está à venda no Brasil


Primeiro modelo RS da família de SUVs da Audi tem desempenho de esportivo. Motor 2.5 TFSI com cinco cilindros e 310 cv leva o RS Q3 a 100 km/h em apenas 5,5 segundos. Preço do modelo é de R$ 273.600,00.

São Paulo - As concessionárias Audi já estão vendendo no Brasil o novo RS Q3, primeiro modelo da linha super esportiva da marca, desenvolvido para a família Q de utilitários. O SUV compacto combina toda a praticidade do Audi Q3 para o uso diário com um desempenho excepcional para esta classe de veículos. O RS Q3, que foi apresentado pare o público na inauguração do Audi Lounge São Paulo, na semana passada. O modelo necessita apenas 5,5 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h. A velocidade máxima é de 250 km/h (limitada eletronicamente).

O motor que equipa o RS Q3 foi eleito "Motor Internacional do Ano" por um júri de especialistas automotivos por três anos consecutivos, desde 2010. O motor, utilizado anteriormente no TT RS e no RS 3 Sportback, foi modificado especialmente pela quattro GmbH para uso no RS Q3. Com 2.5 litros e cinco cilindros, ele gera 310 cv de potência, oferece 420 Nm de torque.

O sistema de condução Audi Drive Select, equipamento de série, permite ao motorista interferir no controle de válvulas do sistema de escape e na curva característica do acelerador, optando entre os modos Auto, Comfort e Dynamic. No modo dinâmico, isso resulta em respostas mais ágeis e numa sonoridade do motor mais intensa.

O Audi Q3 RS conta de série com o sistema Start-Stop, que desliga o motor quando o veículo para e dá partida novamente assim que o motorista tira o pé do pedal do freio. Outras medidas de eficiência, como a bomba de óleo que funciona conforme a necessidade do motor, contribuem para o baixo consumo de combustível.

O câmbio S tronic de sete velocidades tem desenho compacto e baixo peso. A rápida transmissão de dupla embreagem pode ser acionada automaticamente nos modos D e S ou manualmente por meio de shift-paddles no volante ou pela alavanca seletora com design exclusivo RS. O carro conta também com a função Launch Control (controle de largada), semelhante à usada na Fórmula 1, que proporciona arrancadas extremamente dinâmicas.

O RS Q3 tem tração integral permanente para melhor aproveitamento da força do motor e melhor dirigibilidade e segurança nas mais diversas condições de piso e velocidade. O coração do sistema quattro de tração integral é uma embreagem multidiscos controlada eletronicamente, com acionamento hidráulico, localizada no eixo traseiro, que administra a distribuição mais adequada do torque entre os eixos a cada momento.

Sem descuidar do conforto, o Audi RS Q3 impressiona pela condução dinâmica e estabilidade. A suspensão esportiva RS é 25 mm mais baixa do que a da versão Q3 normal. Para melhorar a distribuição de pesos, a bateria foi colocada no compartimento de bagagem. A suspensão independente das rodas traseiras é tipo four-link, com quatro braços.

O sistema de direção eletromecânica de pinhão e cremalheira trabalha de maneira eficiente, transmitindo uma sensação de condução firme e precisa. Outros equipamentos de série são o freio de estacionamento eletromecânico e o assistente de partida em subidas.

Os discos de freio são ventilados e perfurados nas rodas dianteiras e têm desenho do tipo wave, com contorno exterior ondulado, o que economiza cerca de um quilo nas rodas dianteiras. Os discos têm 365 mm de diâmetro e contam com pinças de oito pistões, pintadas de preto e com logotipo RS. O controle eletrônico de estabilidade (ESC) dispõe de um modo esportivo e, se desejado, pode ser desativado completamente.

Design externo -Além da força do motor, o Audi RS Q3 demonstra claramente seu caráter especial através de detalhes exclusivos da série RS, como apliques na carroceria e nas barras laterais do teto em alumínio fosco, grade frontal com desenho tipo colmeia, pintada em preto de alto brilho, para-choques dianteiros RS e logotipo quattro na entrada de ar frontal.

As rodas de liga leve têm 19 polegadas de diâmetro. O grande spoiler de teto, o para-choque traseiro com difusor, as largas ponteiras elípticas do escapamento e a inscrição RS Q3 destacam a traseira do modelo. Com 1.730 kg e 4.410 mm de comprimento, a versão RS é 25 mm maior do que o Audi Q3.

Por dentro -As linhas esportivas do exterior têm continuidade na cabine do Q3 RS. O painel de instrumentos têm medidores com fundo cinza, escalas em branco e ponteiros vermelhos. O sistema MMI e o display de informação ao motorista saúdam o condutor com o logo RS. Entre outras informações, o motorista pode saber a pressão do turbo, temperatura do óleo e contar com o cronômetro para tempos de volta.

Os pedais e o apoio para os pés têm acabamento em alumínio, enquanto as inserções decorativas de série são em preto brilhante. O revestimento do teto é em tecido preto. Os bancos esportivos têm logotipos estampados RS Q3 e são revestidos em Alcantara preto.

O compartimento de carga tem capacidade de 356 litros, que pode ser aumentada para 1.261 litros com os bancos traseiros rebatidos. Outros equipamentos do modelo, além do sistema de informação ao motorista específico da família RS, são o Audi Parking System Plus, faróis xenon plus com luzes de condução diurna em LEDs e lanternas traseiras em LEDs que, quando não estão acesas, exibem uma tonalidade vermelho-escura.

Em termos de informação e entretenimento, um conjunto modular de componentes oferece uma ampla gama de opções, com destaque para o sistema de navegação MMI Plus.A versão que chega ao Brasil traz ainda sistema de som surround Bose com 14 alto-falantes e 465 watts de potência de saída; e conexão Bluetooth.

O Audi RS Q3 é oferecido nas cores Branco Amalfi, Branco Geleira, Prata Gelo, Laranja Samoa, Vermelho Misano, Azul Sepang, Cinza Daytona e Preto Fantasma. O preço sugerido é R$ 273.600,00.

No ano de 2013 o Grupo Audi entregou aos seus clientes cerca de 1.575.500 automóveis da marca Audi. Como sendo um dos modelos de maior sucesso, o Audi A3 foi distinguido com o título "World Car of the Year 2014", atribuído por um júri composto por jornalistas internacionais (consumo de combustível em ciclo combinado em l/100 km: 7,1 - 3,2; emissões de CO2 em ciclo combinado em g/km: 165 – 85). Em 2013, com um volume de negócios da ordem dos 49,9 mil milhões de euros, a empresa obteve um resultado operacional de 5,03 mil milhões de euros. A nível internacional a empresa está presente em mais de 100 mercados, produzindo nas unidades de Ingolstadt, Neckarsulm, Gy?r (Hungria), Bruxelas (Bélgica), Bratislava (Eslováquia), Martorell (Espanha), Kaluga (Rússia), Aurangabad (Índia), Changchun (China) e Jakarta (Indonésia). Desde o final de 2013 a marca com os Quatro Anéis também produz em Foshan (China), a partir de 2015 será em São José dos Pinhais (Brasil), bem como a partir de 2016 em San José, Chiapa (México). Subsidiárias a 100% da Audi AG são, nomeadamente, a quattro GmbH (Neckarsulm), a Automobili Lamborghini S.p.A. (Sant’Agata Bolognese/Itália) e o fabricante de motos desportivas Ducati Motor Holding S.p.A. (Bologna/Itália). A empresa emprega atualmente mais de 73.500 funcionários a nível mundial, dos quais cerca de 52.500 na Alemanha. De 2014 até 2018 a Audi pretende efetuar investimentos globais no montante de aproximadamente 22 mil milhões de euros, principalmente em novos produtos e tecnologias sustentáveis. A Audi assume a sua responsabilidade empresarial, tendo definido estrategicamente a sustentabilidade como padrão de referência para processos e produtos. A meta a longo prazo é: mobilidade neutra em CO2.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira