Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/06/2014 - 07:49

Setor de Eficiência Energética motiva criação de linha de crédito pelo BNDES

Com taxa fixa de apenas 4% ao ano, a mais baixa do país, a iniciativa surgiu da negociação promovida pela ABESCO, entidade que representa empresas de conservação de energia. As condições desse financiamento e outros detalhes serão tratados no 11º Congresso Brasileiro de Eficiência Energética, que acontece em julho.

A recente aprovação do programa BNDES MPME Inovadora, uma linha de crédito que beneficia vários setores, em especial as empresas que desejem reduzir seus gastos com energia e água, investindo em eficiência energética, foi resultado de negociações propostas pela Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco). As condições especiais de financiamento, com taxa de juros de 4% ao ano, prazo de 10 anos para pagar e carência de três a 48 meses, e os detalhes dessa linha de crédito serão apresentadas no 11º COBEE – Congresso Brasileiro de Eficiência Energética e ExpoEficiência 2014, que acontece em julho, em São Paulo (SP). O evento, que terá a participação das principais autoridades no assunto, colocará em pauta as questões mais relevantes da área.

“A iniciativa de manter reuniões com o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) foi o que permitiu defender as necessidades do setor, resultando na criação da MPME Inovadora e que corresponde plenamente ao que pleiteávamos”, afirma Rodrigo Aguiar, presidente da Abesco. O programa é considerado uma grande conquista para o setor por ser a linha de crédito mais barata do mercado até hoje, já que as opções de taxa de juros eram de 10 a 12% ao ano em bancos de fomentos e de 18 a 25% ao ano em bancos comerciais. Na programação do 11º COBEE, há o painel “Ações de Incentivo e Financiamento a Projetos de Sustentabilidade e Eficiência” inteiramente dedicado ao esclarecimento sobre crédito e financiamento com participações de representantes do IFC – Internacional Finance Corporation, BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, Caixa Econômica Federal, BNDES, Banco do Brasil, Desenvolve SP, Santander, Itaú, Light ESCO e Petrobras.

O programa se aplica às ESCOs - empresas de serviço de conservação de energia – que integram o QualiEsco da ABESCO, por meio de registro e certificação. Essa é uma das condições para obter autorização do BNDES é realizar inicialmente um diagnóstico energético da unidade consumidora de energia que será realizado as ações de eficiencia energética e este ser pago pelo Cartão BNDES,a regra inicial para ter aprovação da MPME Inovadora.

É neste contexto que a Abesco, reunirá os mais renomados profissionais e empresas promovendo, no segundo semestre, o 11º Congresso Brasileiro de Eficiência Energética (COBEE) e ExpoEficiência, maior evento brasileiro voltado à disseminação de tecnologias e oportunidades em eficiência energética. As empresas interessadas em investir neste setor poderão participar de palestras, debates e conhecer novas tecnologias, produtos e serviços. A feira destinará uma área para o COBEE Experience, espaço dedicado à apresentação de inovações tecnológicas promovidas pelas empresas participantes da ExpoEficiência, com o objetivo de oferecer ao público a chance de vivenciar a aplicação de soluções em Eficiência Energética nas atividades relacionadas ao seu dia a dia.

Abesco - Entidade que atua no mercado há 17 anos, representando o segmento de eficiência energética brasileiro, fomentando e promovendo ações e projetos para o crescimento do mercado de EE.

Seu principal compromisso é disseminar e promover a eficiência energética, uma atividade técnico-econômica que objetiva proporcionar o melhor consumo de energia (eletricidade e gás) e água, com redução de custos operacionais correlatos, minimizar contingenciamentos no suprimento desses insumos e introduzir elementos e instrumentos necessários para o gerenciamento energético e hídrico de empresas ou empreendimentos.

.[11º Congresso Brasileiro de Eficiência Energética (COBEE) e ExpoEficiência, de21 e 22 de julho de 2014, das 08h30 às 18h, no Centro de Convenções Frei Caneca - São Paulo].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira