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17/06/2014 - 09:57

Honeywell desenvolve combustível verde usado em voos da seleção brasileira na Copa do Mundo 2014 da FIFA™

GOL Linhas Aéreas, empresa oficial de transporte da Seleção, está usando o Green Jet Fuel em 200 voos comerciais durante o mundial de futebol.

São Paulo – A UOP LLC, uma companhia da Honeywell (NYSE: HON), anuncia que seu combustível Honeywell Green Jet Fuel[e1] , produzido de forma ecologicamente correta, abastecerá 200 voos comerciais da GOL Linhas Aéreas durante a Copa do Mundo 2014 da FIFA™ no Brasil. O transporte feito pela companhia aérea oficial da Seleção Brasileira leva o time pelas cidades-sedes de jogos pelo torneio de futebol mundial.

O Honeywell Green Jet Fuel foi desenvolvido a partir de óleo de milho não comestível e óleo de cozinha usado. Cada voo utiliza uma mistura do combustível ‘verde’ com uma base de petróleo de combustível de jato. A UOP forneceu 92 mil litros do Honeywell Green Jet Fuel para os voos. Em comparação com a base de petróleo do combustível de aviação, a solução renovável vai reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 185 mil toneladas de CO2 ao longo do evento esportivo.

“O combustível Honeywell Green Jet Fuel proporciona menos emissões que o tradicional derivado de petróleo usado por jatos e pode ser feito a partir de uma variedade de matérias-primas não comestíveis, fornecendo uma solução que não agride a natureza e atende às necessidades atuais e futuras da América Latina e outras regiões. Para nós, é motivo de orgulho ajudar os latinos a atender sua crescente demanda energética de forma sustentável”, afirma Veronica May, vice-presidente e gerente- geral da Renewable Energy and Chemicals, unidade de negócios da UOP.

Misturado até 50% com base de petróleo de combustível de jato, o Honeywell Green Jet Fuel não precisa de mudanças na tecnologia das aeronaves e atende a todas as especificações críticas de voo, podendo reduzir as emissões de gases de efeito estufa em até 85% na comparação com os combustíveis à base de petróleo.

Juntos, Brasil e Estados Unidos são responsáveis por 70% do consumo total mundial de biocombustíveis, de acordo com a U.S. Energy Information Administration, e os brasileiros são o segundo maior produtor de combustíveis ‘limpos’ do mundo.

A primeira produção de combustível renovável de aviação,em escala comercial, , está prevista para começar nos Estados Unidos este ano, com uma produção anual de aproximadamente 132 milhões de litros de Honeywell Green Diesel e Honeywell de Green Jet Fuel. A empresa AltAir Fuels irá produzir combustível renovável, de baixo teor de carbono, e outros produtos ecologicamente corretos utilizando o processo da UOP o, UOP Renewable Jet Fuel Process[e2] . Terá ainda a flexibilidade para ajustar o mix de produtos entre diesel e o combustível de aviação para atender às demandas do mercado. A companhia United Airlines comprará 66 milhões de litros deste combustível ao longo de três anos, podendo até incrementaressa quantidade. A unidade da AltAir Fuel será a primeira refinaria do mundo a produzir continuamente combustível renovável tanto para jatos quanto para motores diesel.

Em 2012, o Honeywell Green Jet Fuel abasteceu os voos para a Conferência das Nações Unidas Rio+20, no Rio de Janeiro, que reuniu líderes mundiais, governos e outros participantes para discutir o desenvolvimento sustentável internacional. Um ano antes, a UOP abriu um novo escritório na capital fluminense a fim de atender melhor ao setor de petróleo e gás natural, em franco crescimento na América Latina. O escritório emprega especialistas técnicos para proporcionar o desenvolvimento de projetos, serviços de engenharia e suporte para tecnologia de processos da UOP, bem como, catalisadores, adsorventes e equipamentos especiais da área de soluções de controle e automação da Honeywell.

A tecnologia do processo da UOP de fabricação de combustíveis de aviação renováveis foi desenvolvida em 2007. A tecnologia de processo é totalmente compatível com a tecnologia existente de hidroprocessamento, muito utilizando nas refinarias para fabricar combustíveis de transporte.

As aeronaves da GOL incluem uma ampla gama de tecnologia da Honeywell Aerospace, bem como, sua unidade auxiliar de potência e aviação. O Brasil é o primeiro país sul-americano a instalar o SmartPath­® Ground Based Augmentation System (GBAS), que aumenta a capacidade terrestre do aeroporto, diminuir o ruído de tráfego aéreo e reduzir os atrasos relacionados com o clima. O SmartPath foi o primeiro sistema a receber a aprovação da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos.

UOP LLC (www.uop.com) é um fornecedor e licenciador de tecnologias de processo, catalisadores, adsorventes, equipamentos e serviços de consultoria para as indústrias de refino de petróleo, petroquímica e processamento de gás. É uma subsidiária integral da Honeywell International, Inc. e parte do grupo de negócios Honeywell’s Performance Materials and Technologies, que inclui a Honeywell Process Solutions, pioneira no controle de automação, instrumentação e serviços para o petróleo e gás, refino e outras indústrias petroquímicas e químicas.

A Honeywell (www.honeywell.com) é uma das 100 empresas presentes na lista “Fortune 100”, é líder de um vasto leque de tecnologias e produção diversificada, servindo clientes em todo o mundo com produtos e serviços para a indústria aeroespacial; tecnologias de automação e controlo para edifícios, residências e indústria; turbocompressores e materiais de desempenho. Com sede em Morris , N.J., as ações da Honeywell são negociadas nas bolsas de valores de Nova Iorque, Londres e Chicago. [www.honeywellnow.com].

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