Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/06/2014 - 09:43

INB testa produção de peróxido de urânio em planta piloto


As Indústrias Nucleares do Brasil - INB realizaram no início do mês, em Caetité, testes em planta piloto para produção de peróxido de urânio, que será o novo produto final da unidade após a duplicação da planta química. Atualmente o que sai de Caetité é o diuranato de amônia, um pó de coloração amarela, conhecido como yellowcake.

Segundo o coordenador de produção, Luiz Alberto Gomiero, a INB segue uma tendência mundial que prevê a substituição da amônia por água oxigenada (peróxido de hidrogênio). “A legislação internacional está mais restritiva quanto ao uso da amônia no processo”, explica.

O engenheiro de processos Heraldo Rangel destaca ainda a vantagem na troca desses precipitantes. “A amônia exige cuidados especiais quanto ao uso, estocagem e descarte. Já a água oxigenada gera um produto de melhor qualidade e com menos impurezas”.

Os testes, realizados durante uma semana de forma ininterrupta, confirmam a viabilidade do processo. “A planta piloto, composta por tanques de precipitação e um espessador, simula o processo que a empresa deverá adotar após a duplicação”, relata Rangel.

A INB Caetité precisará dobrar sua produção de 400 para 800 toneladas para atender a demanda nacional que aumentará com a conclusão da usina de Angra 3. O projeto básico de duplicação será realizado por empresa a ser contratada em julho e cuja execução do trabalho deve durar cerca de oito meses. A duplicação da planta química está prevista para ser iniciada em meados de 2017. | www.inb.go.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: