Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/06/2014 - 09:05

Liquidez do mercado livre de energia elétrica cresce 1,9% na comparação com abril de 2013

Energia convencional registrou maior rotatividade, com variação anual positiva de 2,7% no período.

São Paulo – O InfoLiquidez, relatório da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE que analisa a liquidez do mercado livre de energia, aponta uma alta de 1,9% no índice de rotatividade dos contratos fechados nesse ambiente entre abril de 2014 e o mesmo mês do ano passado. O indicador, que representa uma média de quantas vezes um contrato troca de mãos antes de ser liquidado, passou de 2,43 em abril de 2013 para 2,47 em abril desse ano.

Ainda na variação anual, os contratos de energia convencional registraram aumento de rotatividade de 2,7%. O índice atrelado a esse tipo de contrato saltou de 2,38 para 2,44 no mesmo período. Já os acordos que envolvem energia incentivada (proveniente de pequenas centrais hidrelétricas, usinas a biomassa e parques eólicos) apresentaram queda anual de 2,8%, saindo de 2,70 para 2,63. Na variação mensal, entre março e abril de 2014, a liquidez dos negócios no segmento registrou aumento de 1,1%.

O boletim da CCEE revela que a liquidez dos contratos de energia convencional apresentou queda mensal de 6,5%, com redução de 2,61 em março para 2,44 em abril de 2014. De maneira geral, a rotatividade dos contratos no ambiente de livre contratação – ACL caiu 5,3% nesse mesmo período, tendo o índice passado de 2,61 para 2,47.

Perfil - A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE [www.ccee.org.br] é responsável por viabilizar e gerenciar a comercialização de energia elétrica no país, garantindo a segurança e o equilíbrio financeiro deste mercado. ACCEE é uma associação civil sem fins lucrativos, mantida pelas empresas que compram e vendem energia no Brasil. O papel da CCEE é fortalecer o ambiente de comercialização de energia - no ambiente regulado, no ambiente livre e no mercado de curto prazo - por meio de regras e mecanismos que promovam relações comerciais sólidas e justas para todos os segmentos do setor (geração, distribuição, comercialização e consumo). A CCEE atua em conjunto com outras instituições e órgãos governamentais que compõem a governança do setor para assegurar um modelo sustentável de energia no país, capaz de estimular o crescimento da economia do Brasil e, ao mesmo tempo, garantir um preço acessível ao consumidor.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: