Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/06/2014 - 09:05

Neoenergia e Iberdrola vencem leilão para construção de mais três parques eólicos no RN

Força Eólica contará com um total de 13 complexos de geração de energia a partir dos ventos no Nordeste.

A Força Eólica do Brasil, joint venture entre os grupos Neoenergia e Iberdrola, foi a vencedora de três lotes de geração de energia no Leilão A-3 (com início de operação em 2017), realizado no dia 06 de junho (sexta-feira),pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Os contratos envolvem a construção e operação dos parques eólicos Calango 6, com capacidade de geração de 30 MW (megawatts), Santana 1 (30 MW) e Santana 2 (24 MW), estes dois últimos desenvolvidos em parceria com a Horizonte Energias Renováveis do Brasil.

Os três parques serão construídos no Rio Grande do Norte, onde a Força Eólica já conta com outras dez usinas geradoras a partir dos ventos. Com os novos empreendimentos leiloados hoje, a joint venture entre Neoenergia e Iberdrola totalizará 13 parques no Brasil, com uma capacidade combinada de 372 MW, fornecendo energia renovável para mais de 590 mil lares brasileiros e evitando a emissão de 660 mil toneladas de CO2 por ano.

Os complexos já construídos pela Força Eólica no Rio Grande do Norte são: Calango, uma das maiores infraestruturas desta fonte de energia renovável no Brasil, com capacidade de 150 MW, que consiste de cinco parques de 30 MW cada; Mel 2 (20 MW) e Arizona 1 (28 MW). Na Bahia, os dois grupos implantaram o complexo de Caetité (90 MW), que consiste em três parques de 30 MW.

Os dez parques foram construídos pela Iberdrola Engenharia, com tecnologia da Gamesa. Os projetos fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo brasileiro, e foram financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Banco do Brasil, com um investimento total de R$ 900 milhões.

Perfil - A Neoenergia está entre os 40 maiores grupos privados do país. Presente em 13 estados, atua em toda a cadeia de energia: geração, transmissão, distribuição e comercialização. Na área de geração, possui capacidade instalada de 4.010 MW entre usinas em operação e em construção. Em 2013, o Grupo concluiu a construção de 10 parques eólicos no Nordeste (7 no Rio Grande do Norte e 3 na Bahia) por meio de joint venture com a Iberdrola. Entre os empreendimentos em construção, destacam-se Teles Pires (1.820 MW), na divisa do Mato Grosso e o Pará; e Baixo Iguaçu (350,2 MW), no Sudoeste do Paraná.

Na área de distribuição, é o maior grupo privado do país em número de clientes, com dez milhões de unidades consumidoras no Nordeste (Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte).

A Iberdrola - Em função de um processo de internacionalização progressiva das suas atividades, o Grupo Iberdrola se tornou a principal companhia energética espanhola, uma das cinco maiores elétricas europeias por capitalização em bolsa, bem como um operador de primeiro nível em alguns dos mercados mais relevantes da Europa e América: Espanha, Reino Unido, Estados Unidos, Brasil e México. A IBERDROLA está presente no Brasil desde 1997 por meio da sua participação de 39% na holding Neoenergia, onde tem como sócios locais o Banco do Brasil (12%) e o fundo Previ (49%). Além disso, no primeiro semestre de 2011 adquiriu a distribuidora brasileira Elektro por cerca de 2,4 bilhões de dólares. Deste modo, a IBERDROLA se tornou a primeira companhia distribuidora de energia elétrica por número de clientes no Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: