Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/06/2014 - 07:35

Light assina contrato para comercializar manutenção de linhas de transmissão realizada por robô

Concessionárias de todo o país poderão contratar o serviço, desenvolvido em parceria com o CPqD e a Engelmig

Tecnologia de ponta está agora ao alcance de empresas do setor elétrico. A Light, o CPqD e a Engelmig assinam, hoje a tarde, no Rio de Janeiro, um contrato que viabilizará a comercialização do serviço de manutenção automatizado de linhas de transmissão para concessionárias do Brasil, tendo como base o Sistema de Detecção da Corrosão (SDC).

Esta tecnologia de ponta, que estará disponível a todas as empresas do setor elétrico, foi desenvolvida pelo CPqD, a partir de um projeto da Light, dentro do programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com investimento de cerca de R$ 2,3 milhões. O sistema conta com robôs que operam em linhas de transmissão energizadas para detectar pontos de corrosão dos cabos de alumínio. Equipados com câmera de vídeo e um software que realiza diagnóstico e apresenta um laudo com as condições reais dos pontos inspecionados, as unidades robóticas percorrem as redes de 69 kV até 230 kV, com possibilidade de operação em uma velocidade média de 30 m/min.

Hoje, a Light é a única empresa brasileira a utilizar esta tecnologia. Com a celebração do contrato, a companhia de energia irá licenciar a Engelmig a prestar o serviço voltado à manutenção preventiva de redes e concessionárias de todo o país poderão contratá-lo.

O Sistema de Detecção da Corrosão evita o risco de acidentes em função do rompimento de cabos e interrupções no sistema, aumenta a eficiência na detecção dos trechos comprometidos e reduz a retirada desnecessária de lances de cabos, uma vez que, atualmente, a avaliação da integridade dos cabos das linhas de transmissão é feita por meio de inspeção visual.

A comercialização do serviço será realizada pela Engelmig, sendo a Light e o CPqD os desenvolvedores da tecnologia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira