Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/06/2014 - 07:29

GPA comemora dia do meio ambiente

Rio de Janeiro - No dia 05 de junho, Dia do Meio Ambiente, o GPA reforça que o conceito de sustentabilidade faz parte da gestão estratégica da empresa, sendo determinante na gestão de negócios, maximização da eficiência e relacionamento com toda a cadeia de valor. A natureza dos negócios da empresa tem grande potencial de transformação e engajamento da sociedade e consciente dessa responsabilidade o GPA busca ser um agente transformador da sociedade por meio da Sustentabilidade, criando melhores práticas neste tema em seus negócios. Para isso, a empresa definiu cinco Compromissos, que contam com temas prioritários e que permeiam todos os negócios da companhia, entre eles a Gestão do Impacto Ambiental, que busca incentivar e desenvolver ações que diminuam o impacto ambiental do GPA, assim como conscientizar os colaboradores e clientes.

Em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, cada negócio do GPA (Pão de Açúcar, Extra, Assaí Atacadista , Ponto Frio, Casas Bahia, Nova Pontocom e GPA Malls) desenvolveu ações para conscientizar os consumidores sobre a importância da data. Além disso, há mais de 13 anos o GPA mantém programas para reduzir o impacto ambiental em suas operações e incentiva os clientes a aderirem hábitos sustentáveis por meio de programas como as Estações de Reciclagem, Caixa Verde, Novo de Novo, Alô Recicle e Descarte Correto de Medicamentos, entre outros. O GPA também conta com um Comitê de Sustentabilidade que estuda melhorias nos processos e influencia os colaboradores a manterem uma vivência sustentável, que se dissemine na sociedade em que estão inseridos.

Multivarejo - Durante a semana do Meio Ambiente, o Pão de Açúcar está presente em importantes eventos ligados ao tema como o patrocínio ao Fórum de Sustentabilidade, promovido pelo jornal Folha de S. Paulo e a presença na 10ª Bio Brazil Fair | BIOFACH América Latina, principal feira do segmento de orgânicos no Brasil, que acontece entre dias 04 e 07 de junho, em São Paulo/SP. A rede, pioneira no grande varejo brasileiro a trabalhar com produtos orgânicos, contará com um estande na feira. Atualmente, 100% das lojas Pão de Açúcar possuem seção própria para produtos orgânicos. Para isso, investe em capacitação de fornecedores por meio de técnicos no campo – eles visitam os produtores, aplicando treinamento e realizando auditorias para garantir a alta qualidade da produção. O Pão de Açúcar trabalha principalmente com produtores locais e familiares, totalizando aproximadamente 140. Muitos deles possuem ainda a oportunidade de comercializar seus itens com a marca própria da rede, Taeq. Todo esse trabalho, somando ao desenvolvimento e capacitação de fornecedores de produtos industrializados, fez com que o Pão de Açúcar chegasse a 600 itens orgânicos cadastrados para comercialização nas lojas. Os produtos da agricultura orgânica são gerados em um sistema que maneja o solo e os demais recursos naturais, de forma equilibrada, preservando uma relação harmoniosa entre a natureza e os que se beneficiam dela.

A bandeira Pão de Açúcar também conta com o programa Novo de Novo em que as embalagens de papel cartão e papelão descartadas nas Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever e nos Caixas Verdes, são separados pelas cooperativas de reciclagem que vende esses itens para a empresa Papirus, responsável por transformar esse material em novas embalagens Taeq e Qualita, fechando o ciclo.

Além disso, na quinta-feira 05 de junho o facebook, elemidia e radio interna das 168 lojas da rede contarão com mensagens sobre como consumir de forma consciente.

O Extra lança neste dia 05 de junho sua nova campanha para o programa Estações de Reciclagem Extra P&G, que desde 2008 já arrecadou cerca de 13 mil toneladas de material reciclável (papel, plástico, vidro e alumínio), que são doadas para 48 cooperativas de reciclagem parceiras do programa, promovendo a inclusão social e a geração de renda para mais de 640 pessoas de comunidades envolvidas no projeto.

Assaí - As 77 lojas do Assaí Atacadista no Brasil distribuirão no Dia do Meio Ambiente sementes de árvore junto com um folder explicativo com introdução ao tema, dicas de sustentabilidade.

Uma das propostas do Assaí Atacadista é ser um agente transformador da cadeia de valor de pequenos e médios comerciantes, através da conscientização e contribuição nas práticas sustentáveis. Para isso, a rede desenvolve parcerias que contribuem com melhores praticas de seus clientes empreendedores, como a parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O Assaí Atacadista leva aos clientes empreendedores, um serviço destinado a esclarecer dúvidas e orientar sobre a abertura de um novo negócio, sobre formalização e como melhorar a gestão dos negócios de micro e pequeno porte. A rede também possui parceria com a AES Eletropaulo no programa “Recicle mais, pague menos”, que consiste na troca de materiais recicláveis (vidro, papel, metal, plástico e embalagens Tetra Pak) por descontos na conta de energia elétrica dos clientes da AES Eletropaulo.

A rede está em processo de expansão orgânica e tem como compromisso a construção sustentável de suas unidades. Cerca de oito lojas da rede inauguradas entre 2013 e 2014 já contam com padrões de sustentabilidade em suas construções e todas as lojas que estão para inaugurar em 2014 também contam com ações sustentáveis, como tecnologias e diferenciais ambientais que buscam a melhor utilização de recursos naturais, com redução do consumo de energia elétrica e melhor aproveitamento da água. Entre eles, ilhas refrigeradas que possuem fechamento e evaporação da água residual da condensação, eliminando a necessidade de drenos, evitando volume de água para a rede de esgoto. Com esse fechamento, há maior aproveitamento do equipamento reduzindo o consumo de energia. A iluminação tem cobertura com zenitais (aberturas em telhas translúcidas na cobertura da loja que permite entrada de luz natural), e fachada é de vidro, para proporcionar maior iluminação natural durante o dia, diminuindo a utilização das lâmpadas e gerando também a redução no consumo de energia elétrica.

Via Varejo -Durante a semana, os colaboradores das lojas do Pontofrio e Casas Bahia, sede da empresa e centro de distribuições contarão com comunicados internos que visam conscientizar sobre impacto ambiental no trabalho. Dentre os temas abordados nos comunicados, estão consumo consciente de energia, água e o descarte correto de resíduos sólidos (pilha, papel, plástico e orgânicos).

A Casas Bahia conta com o projeto socioambiental “Amigos do Planeta”, que completa seu quinto aniversário. Criado em maio de 2008, o programa tem como objetivo mobilizar os colaboradores da rede varejista para ajudarem na preservação do meio ambiente. Por meio de ações internas e nas comunidades onde as unidades estão presentes, já foram arrecadados mais de 60 mil toneladas de materiais, todos destinados à reciclagem. Todo o volume arrecadado provém de ações de coleta seletiva de lixo - realizada em mais de 200 lojas da rede varejista no Estado de São Paulo, prédios administrativos e dois centros de distribuição, além dos materiais oriundos da logística reversa de embalagens, realizada no ato da entrega de produtos, na casa dos clientes. A partir da receita da reciclagem, a rede diminui o impacto ambiental do negócio e mantém um modelo de reciclagem que se paga.

O GPA Malls, unidade de negócios imobiliários do GPA, responsável pela expansão das bandeiras Pão de Açúcar, Extra Hiper e Extra Super, e pela gestão dos espaços comerciais do Grupo, vem reforçando seu foco na adoção de tecnologias ecoeficientes para a implantação e manutenção das lojas da companhia. A empresa tem entre suas premissas incentivar ações voltadas à sustentabilidade em todos os projetos, contribuindo para a preservação dos recursos naturais por meio da redução do consumo de energia elétrica e água em suas unidades.

Por acreditar nessas práticas como um diferencial de negócios, que traz resultados não só no relacionamento com os clientes, mas também no custo de operação da loja, o GPA Malls tem investido em diversas frentes sustentáveis em sua operação. Dentre os principais projetos que podem ser destacados estão: Automação e Eficiência Energética, migração de lojas para o Mercado Livre de Energia e construção de Lojas Verdes.

Vale destacar que o GPA Malls vai investir R$ 12 milhões neste ano em projetos de eficiência energética. O trabalho será desenvolvido em parceria com a GreenYellow, subsidiária do setor de energia do Grupo Casino. De início, serão feitas reformas nos hipermercados Extra dos Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Nova Pontocom - Para o dia 05 de junho (quinta-feira), o site Extra.com contará com um banner destacando coleção de produtos específicos, como refrigeradores com Selo A em consumo de energia, entre outros.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: