Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/06/2014 - 09:11

NGK lança ECOponto na Semana Mundial do Meio Ambiente


Parte do Projeto NGK Sustentável, ação busca a conscientização socioambiental e promove o incentivo ao voluntariado para beneficiar instituições filantrópicas.

No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado na próxima quinta-feira, dia 5 de junho, moradores de Mogi das Cruzes (SP) e funcionários da NGK ganharão uma alternativa prática e moderna para descarte de resíduos. A maior fabricante de velas de ignição do mundo lança o projeto NGK Sustentável. O destaque é a implantação dos chamados ECOpontos, incialmente um dentro da fábrica e outro em frente, na portaria da NGK, desenvolvidos para receber resíduos de difícil destinação e que, quando descartados incorretamente, prejudicam o meio ambiente.

É o caso do óleo de cozinha, pilhas e baterias, aparelhos celulares e materiais de escrita usados, como lápis, grafite, lápis de cor, lapiseiras, canetas, canetinhas, borrachas, apontadores, destaca texto, marcadores permanentes e marcadores para quadro branco.

A iniciativa coincide com a comemoração da Semana do Meio Ambiente e buscará ampliar a conscientização socioambiental, além de incentivar a conservação de recursos naturais e eliminar postos irregulares de despejos de resíduos.

O grande diferencial da ação ECOponto é o estímulo ao voluntariado. “Com exceção das pilhas e baterias, os demais resíduos coletados serão vendidos e os recursos obtidos serão convertidos em produtos de limpeza e higiene pessoal para serem doados a instituições filantrópicas (sem fins lucrativos) de Mogi das Cruzes”, explica o responsável pela Divisão de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho, Nivaldo Yano.

Para atender a demanda desta primeira fase do projeto, duas unidades permanentes do ECOponto serão instaladas: uma na portaria da fábrica da NGK, no bairro Cocuera, em Mogi das Cruzes, que deverá atender a comunidade local, e outra na área interna da empresa para atender aos colaboradores. A NGK estuda a possibilidade de estender o número de pontos de coleta em locais como escolas e outras comunidades da região.

Outras ações -A NGK é certificada pela ISO 14001, norma ambiental que estabelece diretrizes sobre a área de gestão ambiental dentro de empresas. Isso revela toda a preocupação que a NGK do Brasil mantém com a preservação de recursos naturais e com o meio ambiente.

Entre algumas das ações que demonstram o cuidado com o desenvolvimento sustentável, estão a redução no consumo de energia elétrica e a reutilização de água a partir de estações de tratamento de efluente, que possibilitam o reuso em processos produtivos. Além disso, a NGK trabalha no aumento da reciclagem de resíduos que são destinados a aterros industriais, desenvolvendo prestadores de serviços ambientais cada vez mais capacitados, e na gestão de produtos químicos com a redução de elementos perigosos em seus processos produtivos.

A empresa investe também em equipamentos para redução e reaproveitamento de líquidos residuais, reciclagem de banhos galvânicos, captação e utilização da água de chuva, e na modernização de equipamentos com motores elétricos de alta eficiência e auditorias constantes em prestadores de serviços ambientais.

Apesar de todas essas medidas, o maior orgulho da NGK está nos próprios produtos que fabrica. O uso correto das velas e cabos de ignição, assim como dos sensores de oxigênio, é essencial para o controle de emissões de poluentes dos veículos, e contribui de forma ainda mais abrangente com a proteção do meio ambiente. Paralelamente, realizamos um trabalho constante de conscientização do consumidor sobre a necessidade de manutenção.

Perfil - A NGK, referência mundial nos setores automotivo, cerâmico e de revestimentos porcelanizados, completará 55 anos de atuação no Brasil em 1º agosto de 2014. Detentora das marcas NGK (Componentes Automotivos), NTK (Sensores e Cerâmicas Técnicas) e Super NGK (Revestimentos Porcelanizados), a empresa conta com quadro de 1.300 colaboradores e sua fábrica está sediada na região de Mogi das Cruzes (SP), em uma área de 625 mil metros quadrados. Fundada em 1936, em Nagoya, no Japão, a NGK é considerada a maior fabricante e especialista em velas de ignição, e possui forte presença em todos os continentes. [www.ngkntk.com.br]. A página disponibiliza ainda dezenas de opções de cursos online para mecânicos e aplicadores.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: