Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/06/2014 - 09:11

Keko distribui ecobags na Semana do Meio Ambiente


Ecobags distribuídas pela Keko na 3ª Semana do Meio Ambiente buscam multiplicar a cultura da sustentabilidade para funcionários, clientes e a comunidade

Preocupação com a sustentabilidade e o meio ambiente é uma constante nas práticas da empresa com o objetivo da construção de um mundo melhor.

Desde que se mudou para a nova fábrica, uma moderna estrutura planejada com conceitos de sustentabilidade, ecoeficiência e compromisso social, a Keko Acessórios vem sendo reconhecida por suas práticas sustentáveis e de respeito ao meio ambiente. As inúmeras ações nessa área incluem desde todos os prédios projetados para consumir menos água e energia, tratamento dos efluentes gerados, reciclagem, até a redução no uso de matéria-prima e do desperdício, eliminação de materiais poluentes e não passíveis de reciclagem dos processos fabris e o desenvolvimento de produtos que reduzem a emissão de CO2, em sintonia com o programa Inovar-Auto.

A fabricante líder brasileira em personalização automotiva tem buscado disseminar práticas sustentáveis além da empresa, multiplicando a ideia para seus profissionais, clientes, fornecedores e a comunidade. Mais uma ação nesse sentido será realizada durante a 3ª Semana do Meio Ambiente Keko, neste ano com o tema “Consumo consciente que traz um novo olhar para a vida, com foco naquilo que é necessário”. Além de palestras e eventos de conscientização voltados ao público interno, no dia 6 de junho, para marcar o encerramento das atividades da Semana, a Keko irá promover a distribuição de sacolas ecológicas nos principais pontos comerciais de Flores da Cunha (RS), município onde está instalada. Confeccionadas em TNT e com uma estampa descolada acompanhada da chamada “Com seu uso consciente, a gente fica mais contente”, as sacolas serão distribuídas também para funcionários, clientes da loja AutoK, de Caxias do Sul, e para quem comprar pelo site durante a Semana do Meio Ambiente. O objetivo é mobilizar as pessoas e a comunidade para a substituição das sacolas plásticas – que levam cerca de 200 anos para se decompor – pelas ecobags em TNT, material biodegradável cujo processo de decomposição demora entre seis meses a um ano.

A iniciativa se alia a diversas práticas sustentáveis adotadas pela Keko, que pretendem ir além de reduzir ou compensar os efeitos das atividades fabris e de logística dos produtos. “A ideia é promover o bem socioeconômico e ambiental e gerar impactos positivos ao invés de somente neutralizá-los”, destaca o presidente executivo Leandro Scheer Mantovani. A empresa certificou o seu Sistema de Gestão Ambiental na ISO 14001 em agosto de 2013.

Alguns números e práticas sustentáveis adotadas pela Keko Acessórios:4.740.000 litros de água tratada e reutilizada nos processos fabris, sanitários, lavagem de piso e de veículos, irrigação de jardins, lavadores de gases, etc., quantidade que poderia abastecer uma residência de quatro pessoas por 18 anos.*

17.052.000 litros de efluentes tratados nas duas ETEs, que poderiam encher um lago com dois metros de profundidade do tamanho do Estádio do Maracanã.*

31,2 toneladas de resíduos cooprocessados destinados à indústria cimenteira, que transforma o material em energia. A quantidade cooprocessada corresponde ao peso de 33 automóveis populares.*

22 toneladas de papelão enfardado enviado para reciclagem para ser reprocessado, sendo que 15 toneladas de papel reciclado evitam o corte de 225 árvores e economizam 150 mil litros de água.*

16 toneladas de plástico destinados à reciclagem, quantidade que poderia encher uma piscina olímpica e levaria 200 a 450 anos para se decompor.**

30% de economia no consumo de energia elétrica, proporcionada pela arquitetura bioclimática de todos os prédios do complexo industrial, aproveitamento da luminosidade natural, monitoramento do consumo de kw/peça produzida e outras práticas. A quantidade de energia economizada mensalmente pela Keko pode abastecer mais de 800 residências brasileiras (média nacional) durante um mês.

Redução de matéria-prima e do desperdício nos processos fabris e desenvolvimento de acessórios que reduzem o consumo de combustível e a emissão de CO2. Exemplo: capotas marítimas e aeropartes, que melhoraram a aerodinâmica do veículo, reduzindo o consumo de combustível e de pneu.

100% dos processos e produtos livres de qualquer item que contenha metais pesados, como em porcas, arruelas e parafusos.

Todos os acessórios em aço carbono passam pelo tratamento e-coat, processo à base d´água com pintura por deposição eletromagnética (os processos de pintura e tratamento convencionais são à base de petróleo).

Multiplicação dos princípios dos 3 R´s e da cultura ambiental dentro da organização, em todos os níveis: reduzir, reutilizar, reciclar.

Criação de um Comitê de Meio Ambiente, com a participação de profissionais de diversas áreas para a discussão e sugestão de oportunidades de melhorias, dentro e fora da empresa, com o intuito de alcançar fornecedores, clientes e a comunidade.

* Dados relativos ao primeiro quadrimestre de 2014 | ** Dado relativo ao ano de 2013 (janeiro a dezembro).

A Keko Acessórios -Fundada há 28 anos, na Serra Gaúcha, a Keko é líder brasileira em acessórios para personalização de veículos automotores. Precursora de tendências em seu segmento, destaca-se pelo pioneirismo, inovação, design, tecnologia e qualidade dos produtos.

A marca é reconhecida em 33 países e fornece para grandes montadoras como Ford, General Motors, Mitsubishi, Toyota e Volkswagen, além do aftermarket (mercado de reposição doméstico). O mix de produtos Keko inclui protetores frontais, estribos, santantônios, engates de reboque, bagageiros, capotas marítimas, protetores de caçamba, protetores de porta-malas, guinchos, faróis, entre outros itens.

Em 2011, quando completou 25 anos de fundação, a companhia transferiu-se para um moderno parque industrial com 25 mil metros quadrados de área construída, em Flores da Cunha (RS). Projetada com conceitos de sustentabilidade, ecoeficiência e compromisso social, a nova estrutura foi planejada para atender os planos de crescimento da empresa e as demandas do setor automotivo, posicionando a Keko no padrão de qualidade e competitividade dos grandes players mundiais do mercado automotivo. Site: [www.keko.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: