Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/12/2007 - 11:35

Países do Mercosul receberão 50 milhões de euros da União Européia nos próximos seis anos

Montevidéu (Uruguai) - Menos de 24 horas antes de passar a presidência pro tempore do Mercosul para a Argentina, o Uruguai conseguiu formalizar um acordo com a União Européia para a liberação de 50 milhões de euros para os países da região nos próximos seis anos.

Os recursos foram anunciados no dia 17 de dezembro, em Montevidéu, pelo comissário europeu de Assuntos Econômicos, Joaquín Almunia. Outros 117 milhões de euros serão aplicados apenas no Paraguai.

Os recursos para o Mercosul, não reembolsáveis, serão investidos na consolidação da infra-estrutura regional, em setores considerados essenciais para uma futura associação entre a região e a União Européia.

Também serão aplicados nos processos de fortalecimento das instituições do Mercosul, em particular no Parlamento, na secretaria e no Tribunal Permanente de Revisão.

Segundo informações da delegação da União Européia no Uruguai e no Paraguai, também há previsão de investimentos em projetos nos setores de educação e audiovisual voltados à conscientização dos cidadãos sobre a importância do Mercosul.

O memorando de entendimento firmado com o Paraguai também dá prioridade à educação. O setor receberá 95 milhões dos 117 milhões de euros anunciados.

O restante dos recursos servirá para o apóio à integração econômica do país.

Nos últimos dez anos, a UE destinou ao Paraguai 79 milhões de euros, a fundo perdido, para aplicação em setores como comércio, desenvolvimento sustentável, segurança alimentar, desenvolvimento rural e governança.| Por: Mylena Fiori/ABr

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira