Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/05/2014 - 10:09

Rio 2016 e FSC® Brasil anunciam abertura de cadastramento de fornecedores da cadeia de móveis certificados

São Paulo - O FSC® Brasil e o Comitê Organizador Rio 2016 anunciaram a abertura do cadastramento de fornecedores da cadeia de madeira certificada para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Conforme acordo selado no final do ano passado, o Rio 2016 será a primeira edição do evento em que toda a madeira e produtos de origem florestal adquiridos pela organização, tais como estruturas temporárias, mobiliário e materiais de comunicação e papelaria, terão certificação florestal.

A convocação está aberta a micro, pequenos, médios e grandes fornecedores e atenderá todos os produtos e serviços da categoria FF&E – Furniture, Fixtures and Equipments (Mobiliário, Acessórios e Equipamentos), que engloba todos os itens que serão utilizados nas Vilas de Mídia, Vila de Atletas e instalações de competição e apoio dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Ao todos serão oito mil apartamentos com 18 mil quartos a serem mobiliados.

Para garantir a participação de pequenos fabricantes, as certificadoras cadastradas no FSC®, o sistema de certificação florestal mais difundindo em todo o mundo, esclarecem que os custos de certificação levam em consideração o porte e complexidade das empresas, permitindo assim que todos possam ter acesso e concorrer em critério de igualdade.

As concorrências serão lançadas em três ondas. A primeira que deve acontecer dentro de três meses incluirá a contratação de fornecedores de cadeiras, camas, mesas, criado mudo, armários, cofres e serviço de gerenciamento de projetos, que engloba consultoria, planejamento de materiais e especificação de itens, compras, gestão do contrato e diligências, montagem e desmontagem nas vilas, logística e recolhimento dos itens.

A segunda convocação será composta de lounges, barreiras, sofás, poltronas, toalhas e roupas de cama e, a terceira delas, luminárias, box, cortinas e outros produtos. A expectativa é que até o final do ano, todos os contratos de FF&E já tenham sido fechados para garantir a primeira data de entrega, prevista para julho de 2015, quando acontecerão eventos teste das mais diversas modalidades.

Uma prévia do catálogo de produtos já está disponível para consulta, críticas e sugestões no Portal de Suprimentos do Rio 2016, com tipo de material, medidas, pesos, modelos e quantidades estimadas. Para ter ideia da ordem de grandeza de alguns itens, o volume estimado é de 40 mil camas, 80 mil mesas e 120 mil criados mudos, entre outros, todos certificados e produzidos especificamente para o Rio 2016.

Para ser certificada FSC, a madeira ou produto de origem florestal deve respeitar os princípios e critérios do FSC®, que vão muito além da obediência à legislação vigente e contemplam o respeito aos trabalhadores, povos indígenas e tradicionais e às comunidades locais; o uso múltiplo dos serviços da floresta sempre apoiado no tripé econômico, social e ambiental; cuidado com os valores da floresta e menor impacto ambiental; a consistência, adequação de escala, monitoramento e avaliação de impactos do plano de manejo; manutenção das áreas de alto valor de conservação; e boa gestão, assegurando a sustentabilidade e preservação das florestas no mundo.

A candidatura para os fornecedores interessados acontecerá pelo Portal de Suprimentos até o dia 6 de maio na categoria FF&E – Furniture, Fixtures and Equipments (Mobiliário, Acessórios e Equipamentos) e a primeira etapa é a realização do pré-cadastro. Ficará a critério do fornecedor concorrer apenas para o escopo de Serviços de Gerenciamento de Projetos, Fornecimento de Itens de FF&E ou ambos.

Não é preciso ser um fornecedor certificado para cadastrar-se e só com o pré-cadastro já é possível participar da concorrência, que será lançada oficialmente em breve. No entanto, ao selecionar as empresas finalistas, a certificação concluída passará a ser um requisito obrigatório. Para garantir a transparência, toda a comunicação envolvendo o edital, cadastros e entrega de documentos será feita pelo Portal de Suprimentos do Rio 2016.

A parceria entre o FSC Brasil e o Comitê Rio 2016 contribuirá para atingir o equilíbrio entre oferta e demanda, estimular a certificação de outras áreas e, principalmente, da cadeia de custódia, que garante a rastreabilidade desde a produção da matéria-prima que sai das florestas até a chegada ao consumidor final. Além disso, o compromisso assumido pelas organizações é um importante exemplo de articulação de abrangência nacional com o objetivo de promover a sustentabilidade.

Para a secretária-executiva do FSC Brasil, Fabíola Zerbini, a parceria será de grande importância e soma-se a outras iniciativas que o FSC vem executando para o estímulo da demanda por madeira certificada. “Este projeto com o Comitê Rio 2016 irá permitir a adoção de melhores práticas e criar mais oportunidades de negócios para a madeira e produtos certificados FSC, além de ampliar as boas práticas sociais e ambientais, e conscientizar as pessoas sobre a importância de consumirem produtos florestais que se originem de um bom plano de manejo”, diz Fabíola.

De acordo com o Comitê Organizador Rio 2016, a meta não é apenas atingir níveis de excelência na organização dos Jogos, mas também demonstrar liderança no estabelecimento de novos padrões de gestão da sustentabilidade em eventos no Brasil.

A iniciativa de ambas as organizações para esta parceria tem como precedente os Jogos de Londres 2012. Neste evento, mais de dois terços da madeira do Parque Olímpico e 98% da madeira da vila dos atletas eram certificados FSC. No entanto, para o Projeto Rio 2016 o compromisso assumido com o comitê e o FSC não inclui apenas a construção da vila olímpica, onde o uso da madeira certificada está sendo avaliado pelo consórcio responsável pela construção. Até o momento, a madeira certificada FSC está presente no desenho e construção de instalações do Parque Olímpico, como velódromo, todo mobiliário para os quartos dos atletas, além de outros produtos de origem florestal, como o papel dos ingressos.

Os Jogos Olímpicos Rio 2016 acontecem de 5 a 21 de agosto de 2016 e os Jogos Paralímpicos Rio 2016 serão realizados de 7 a 18 de setembro de 2016. [www.rio2016.com.br].

FSC Brasil -O FSC (Forest Stewardship Council®) é uma organização independente, não governamental, sem fins lucrativos, criada para promover o manejo florestal responsável ao redor do mundo. Foi oficialmente fundado em 1993 como resposta às preocupações sobre o desmatamento em todo o mundo. As discussões a respeito da criação do FSC Brasil iniciaram-se em 1996 e a iniciativa nacional formalizou-se em 2001 com a criação do Conselho Brasileiro de Manejo Florestal, o FSC Brasil. A missão do FSC Brasil é difundir e facilitar o bom manejo das florestas brasileiras, conforme Princípios e Critérios que conciliam salvaguardas ecológicas, benefícios sociais e viabilidade econômica. Seguindo o mesmo modelo de governan­ça do FSC Internacional, as decisões do FSC Brasil são deliberadas pelo voto da maioria dos membros das câmaras social, ambien­tal e econômica, nas assembleias anuais e reuniões das instâncias diretivas. A certificação FSC é internacionalmente reconhecida, e identifica, através de sua logomarca, produtos madeireiros e não madeireiros originados do manejo florestal responsável.

Comitê Organizador Rio 2016-O Comitê é uma empresa privada, sem fins lucrativos, localizado no bairro da Cidade Nova, Rio de Janeiro. É responsável pelo planejamento, entrega e legado do maior evento esportivo do mundo. Trabalha em conjunto com os níveis municipal, estadual e federal de governo, os patrocinadores e apoiadores, a comunidade esportiva e a população do Rio de Janeiro e do Brasil para proporcionar mais do que dias inesquecíveis em 2016.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2022 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira