Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/04/2014 - 09:33

Campanha "Eu Esquento!" é lançada no Dia Internacional do Sol

Visitação a Casa Solar, equipamentos de energia solar térmica em funcionamento, atividades com monitores são algumas das atrações previstas para os visitantes do Parque Villa Lobos - 07 de maio.

No dia 03 de maio (sábado), comemora-se mundialmente o Dia Internacional do Sol, dia em que será lançada a campanha nacional "Eu Esquento!". A iniciativa que tem a colaboração das Secretarias de Energia e de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, faz parte do Programa "1 Solar em cada casa" desenvolvido pela Abrava (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento) que tem por objetivo conscientizar a sociedade sobre os benefícios da energia solar térmica em substituição a energia elétrica e de gás para o aquecimento de água. A ação conta ainda com os apoios do Greenpeace, Anamaco e Procobre, entre outros. Para o evento estão programadas diversas ações monitoradas com o propósito de levar informações sobre energia solar térmica aos visitantes do parque. O lançamento da campanha é aberto ao público e acontece no Parque Villa Lobos situado na zona oeste de São Paulo.

Para o presidente do DASOL - Departamento Nacional de Aquecimento Solar da Abrava, Luís Augusto Ferrari Mazzon, a iniciativa é de elevada importância para a ampliação da consciência coletiva da necessidade que temos de preservar recursos, de forma que cada um, voluntariamente, possa decidir colaborar, fazer a sua parte.

A energia solar - fonte limpa e de ampla radiação no Brasil - é uma das formas mais fáceis, econômicas e inteligentes para que cada brasileiro contribua com o meio ambiente e se beneficie com reduções de valores expressivos em suas contas de consumo de luz e de gás. O Brasil possui um dos maiores índices de irradiação solar do mundo. Esses valores de irradiação solar global incidente (4200-6700 kWh/m²), em qualquer região do nosso território brasileiro, são superiores aos da maioria dos países da Europa, como Alemanha (900-1250 kWh/m²), França (900-1650kWh/m² ) e Espanha (1200-1850 kWh/m²).

Há alguns anos, numa iniciativa da ONU, vários países da Europa comemoram a data de 3 de maio como o "Dia Internacional do Sol". E a ABRAVA tem como objetivo fazer que a data também seja comemorada no Brasil, e que seja o marco da conscientização da sociedade sobre os benefícios da energia solar, que pode contribuir com o meio ambiente, assim como, oferecer um equilíbrio no fornecimento de energia para o aquecimento de água, uma das principais fontes de consumos nas contas de luz e gás das residências brasileiras.

Os visitantes do parque poderão interagir com os elementos da Campanha "Eu esquento!", e conhecer melhor os benefícios do Sol, bem como o aproveitamento de sua energia de maneira inteligente. Entre as ações previstas estão: o parque estará repleto de bolas entre as alamedas e gramados, em alusão ao Sol, disponíveis para que os visitantes possam brincar com as mesmas; demonstração da "Casa Solar"; um coletor solar em funcionamento; informações sobre aquecimento solar de água; recreação com monitores; adesivos e bolas da campanha; e bonecos que servirão de modelos para manifestações criativas em defesa ao meio ambiente.

A campanha Eu Esquento! Após o lançamento da campanha com a ação do dia 03 de maio, o site da campanha estará no ar www.euesquento.org.br, e será o ponto de interação com a comunidade através das redes sociais, bem como da difusão das informações, complementadas no site [www.umsolaremcadacasa.org.b]r.

O Programa "1 Solar em Cada Casa" é uma iniciativa do DASOL(Departamento Nacional de Energia Solar) da ABRAVA que visa ampliar o conhecimento sobre a utilização e benefícios da energia solar para aquecer água de forma sustentável.

.[Dia 0 3 de maio de 2014 (sábado), das 08h às 17h, no Parque Villa Lobos, Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001. Alto dos Pinheiros, São Paulo (SP)].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: