Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/04/2014 - 10:14

Gestão profissionalizada é fundamental para o crescimento sustentável das bancas jurídicas


Com cerca de 45 mil escritórios, o Brasil é, proporcionalmente, o país que mais tem advogados no mundo, um número em avanço constante diante da expansão da própria economia nacional, o que torna o mercado jurídico cada vez mais concorrido. Para crescer nesse cenário, é preciso implantar as melhores práticas de administração, diz Luiz Felipe Perrone dos Reis, sócio-diretor do Escritório Reis Advogados Associados, que expande as atividades em decorrência da gestão planejada focada no investimento em pessoas, em infraestrutura e no controle financeiro, além da excelência no atendimento aos clientes.

São Paulo - O mercado jurídico brasileiro tem avançado a passos largos nos últimos anos, acompanhando o crescimento da expansão da economia, e movimenta cerca de R$ 3 bilhões por ano, conforme estimativas do setor. Com isso, tem atraído um volume cada vez maior de profissionais e novos escritórios são criados cotidianamente, acirrando ainda mais a concorrência nessa área. A curva dos números é ascendente, mas para sobreviver e, melhor, se destacar nesse mercado é imprescindível, além da excelência no exercício da advocacia, uma administração cada vez mais profissionalizada das bancas jurídicas, que devem estar sempre atualizadas com as melhores e mais modernas práticas e mecanismos de gestão, afirma *Luiz Felipe Perrone dos Reis, sócio-diretor e responsável pela gestão do **Escritório Reis Advogados Associados, que tratará dessa questão no "1º Seminário de Gestão Estratégica para Departamentos Jurídicos e Escritórios de Advocacia", organizado pela ESG Corp, a ser realizado no dia 24 de abril (quinta-feira), em Curitiba, no Paraná.

"Geralmente, os advogados não têm muita visão de receita, cobrança, custos, fluxos operacionais e administrativos. Eles querem é ganhar processos para os seus clientes. Mas sem uma gestão competente e investimento em pessoas e infraestrutura, uma banca não se torna competitiva", garante o advogado que, além de ser mestre em Direitos Coletivos - Cidadania - Função Social pela Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), é formado em Educação Continuada em Administração Legal para Advogados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV - GVlaw). Reis participará da Mesa de Gestores de Escritórios de Advocacia que tratará dos "Modelos de Gestão Jurídica Aplicados a Escritórios de Advocacia", no encerramento do Seminário. Na ocasião, apresentará o modelo de gestão bem sucedido que implantou no Reis Advogados Associados, especializado em advocacia de massa, particularmente na área de recuperação de crédito, que exige um alto grau de especialização e gerenciamento de risco.

"Entrei no Escritório há mais ou menos 10 anos, quando a equipe tinha em torno de dez pessoas. Hoje, são cerca de 280 profissionais e filiais em quatro cidades, incluindo a capital paulista. A sede, em Bebedouro (SP), também mudou de endereço na cidade, para um prédio com 1,5 mil metros quadrados, construído com infraestrutura de primeiro mundo especialmente para abrigar o crescimento planejado da banca." Planejamento, segundo Reis, é palavra de ordem e uma boa gestão, que promova a expansão sustentável de uma banca jurídica, deve considerar ao menos esses passos como fundamentais: investimentos em recursos humanos; em tecnologia da informação e comunicação; no atendimento ao cliente; no fortalecimento da marca institucional e desenvolvimento de uma rigorosa administração financeira, com foco especial em controle de custos e fluxo de caixa.

"Melhorando essas áreas sensíveis, começa-se a se profissionalizar e a elevar a produtividade no dia a dia", ressalta Reis, que criou comitês de estratégia e planejamento e adotou indicadores de processos de gestão, além de contratar profissionais qualificados para postos-chaves na administração operacional e também serviços de consultorias para implantar com sucesso suas práticas administrativas. O advogado observa que o investimento necessário à profissionalização da gestão pode assustar à primeira vista, mas o retorno com o crescimento sustentável da empresa, é garantido "Sem bons processos administrativos, dificilmente uma banca se sobressai nesse mercado cada vez mais disputado e, pior, poderá não sobreviver."

Brasil lidera ranking mundial -Conforme analistas do setor, os escritórios de advocacia estão cada vez mais se reconhecendo como uma empresa que, como qualquer organização, precisa buscar resultados. Para isso, é necessário estar fundamentado nas boas práticas administrativas. No entanto, os especialistas reconhecem que a implantação da gestão profissionalizada ainda não alcançou boa parte dos escritórios, especialmente os de menor porte, e acreditam que atualmente cerca de 25% das bancas ainda são desorganizadas nesse quesito. Hoje, são mais de 45 mil bancas espalhadas pelo Brasil, concentradas especialmente nos grandes centros, e aproximadamente 800 mil advogados registrados na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Segundo o Atlas de Acesso à Justiça, elaborado pelo Ministério da Justiça em 2013, o país tem uma média de 311,98 advogados por cada 100 mil habitantes, número que vai além dos 850 no Distrito Federal e dos 566 em São Paulo. Em número de advogados, o Brasil fica atrás apenas dos Estados Unidos, mas em termos proporcionais, o País lidera o ranking mundial nessa modalidade profissional.

Painel "Modelos de Gestão Jurídica Aplicados a Escritórios de Advocacia", com Luiz Felipe Perrone dos Reis e outros advogados, dia 24 de abril de 2014 (quinta-feira), das 16h10 às 18h10, no Hotel Mabu Curitiba Business- Rua XV de Novembro, 830 - Centro - Curitiba/PR, onde se realizará o "1º Seminário de Gestão Estratégica para Departamentos Jurídicos e Escritórios de Advocacia - Curitiba/PR, no dia 24 de abril de 2014, das 8h30 às 18h30.

.Perfil - Luiz Felipe Perrone dos Reis - Formado em Direito pela Universidade Paulista (UNIP), de Ribeirão Preto (SP), o advogado é mestre em Direitos Coletivos – Cidadania – Função Social pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). O sócio do Reis Advogados Associados também tem formação em Educação Continuada em Administração Legal para Advogados pela Fundação Getulio Vargas (FGV – GVlaw) e é especializado em Direito Civil e Processual Civil pelo Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (Unifeb), em São Paulo, e atua no Contencioso Cível em geral.

**Reis Advogados Associados – A acentuada expansão da oferta de crédito no Brasil na última década, aliada à forte tradição de qualidade na prestação de serviços, tem impulsionado significativamente o crescimento do escritório Reis Advogados Associados, quem tem investido fortemente em expansão física e em recursos humanos e tecnológicos nesse mesmo período para dinamizar, garantir a eficácia que lhe é peculiar e qualificar ainda mais o atendimento e fazer frente ao aumento da demanda na área especialmente de Direito Bancário, bem como também em outros ramos nos quais tem atuação jurídica destacada e empreendedora. A banca, referência nacional na prestação de serviços jurídicos de massa e que se diferencia no mercado pelo investimento constante no aperfeiçoamento dos profissionais e na infraestrutura, é especializada em consultoria, orientação preventiva e na gestão de contenciosos também nas áreas de Direito Civil, Comercial, Administrativo, Trabalhista e Cooperativo.

Fundado em 1969 pelo advogado Paulo Roberto Joaquim do Reis -- que desde o início de sua carreira se especializou nas áreas financeira, de cooperativa de crédito, bens de consumo e varejo e é pioneiro na prestação de muitos serviços jurídicos para esses setores --, o Escritório tem entre os seus principais clientes empresas de porte e renome nacional, como as principais instituições financeiras do país, e mais as importantes cooperativas de crédito. Núcleo próprio de recuperação de crédito: O Reis Advogados Associados tem atuação reconhecida e consolidada em negociações, acordos e recuperação de crédito. Com núcleo próprio de acordos, onde estão lotados profissionais altamente gabaritados nessa área e dedicados a prestar atendimento às necessidades específicas de cada cliente, a banca recupera créditos com segurança e rapidez extrajudicialmente, reduzindo o volume de processos nos tribunais e o custo dessas operações para os clientes e também para o Estado. Em contenciosos, seus experts atuam nas demandas de maneira diferenciada em instâncias superiores e comarcas específicas, uma prestação de serviços também sob medida, personalizada e ágil.

O Escritório trabalha com soluções customizadas na gestão do contencioso de massa dos clientes, faz due diligences e certificações de processos e planejamento e disponibilização de informações gerenciais para apoio à gestão. Seu Núcleo de Acordos opera com um modelo desenvolvido pela própria banca com criação de campanhas de acordo, filas de cobrança, distribuição e prioridade de casos, o que permite a adoção de diferentes estratégias. Possui programa de incentivo para cursos de pós-graduação, especialização e treinamentos dirigidos, oferecendo ainda subsídios para cursos especiais. Com essas ações, cria oportunidades e amplia a visão de mercado de seus profissionais, bem como aumenta o nível de conhecimento e de comprometimento dos colaboradores, tornando-os mais eficientes e produtivos. O escritório conta com quase 200 profissionais entre a área administrativa e corpo jurídico. Ações de responsabilidade social: A preocupação com pessoas e o ambiente extrapola as paredes do Escritório Reis Advogados Associados, que tem uma atuação consistente e permanente na área de responsabilidade social. Coordenado por um comitê interno diretamente liderado pelo sócio-fundador Paulo Roberto Joaquim dos Reis, a banca mantém um fundo de investimento social destinado a entidades assistenciais e filantrópicas. Também organiza em parceria com seus colaboradores campanhas de arrecadação em benefício de entidades e programas de conscientização sobre a importância de preservação do meio ambiente, como o de plantio de árvores. Nas dependências da matriz e das filiais, há programas de reciclagem de papeis e produtos descartáveis e de redução de impressão, por meio da larga utilização da tecnologia digital. O escritório está presente na capital paulista, em Bebedouro, Campinas e Ribeirão Preto, e em Frutal, Minas Gerais, região que possui forte atuação.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: