Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/04/2014 - 07:25

Gratuita, plataforma M:SP explora São Paulo na visão dos moradores dos bairros


Projeto ajuda moradores e turistas a descobrirem lugares no seu próprio bairro para que possam ir a pé ou de bike. M:SP lança a sua primeira versão impressa com tiragem de 10 mil exemplares, mapa exclusivo dos arredores de Higienópolis e distribuição gratuita.

O M:SP é um projeto multimídia que pretende promover os bairros de São Paulo sob o ponto de vista de seus moradores. Lançado em 2012 na internet, o M:SP acaba de reformular o seu site [www.guiamsp.com.br] e de lançar a sua primeira versão impressa, no formato de um guia com mapa. Sua distribuição será gratuita em cerca de 150 estabelecimentos como hotéis, flats, hostels, lojas, bares, restaurantes, galerias de arte e pontos de informação turística. O bairro escolhido para essa primeira edição é Higienópolis e arredores.

A proposta é que, a cada dois meses, a versão impressa oriente residentes e turistas de diferentes regiões da cidade com um mapa e dicas bilíngues (português e inglês). A curadoria do guia impresso e do seu site conta, hoje, com aproximadamente 40 colaboradores que sugerem estabelecimentos de gastronomia, compras e serviços, cultura e lazer do bairro onde vivem. A edição de estréia tem um roteiro com mais de 40 bares e restaurantes de Higienópolis e também do Pacaembu, Santa Cecília e Consolação.

“Essa região acabou estreando o projeto por suas múltiplas opções de lazer, compras e gastronomia, muitas delas pouco conhecidas dos próprios moradores”, explica Kleber de Brito, editor e sócio da Mappa Estratégias de Conteúdo, empresa que produz o guia. “A ideia do M:SP surgiu da minha experiência como morador desta cidade que, ao caminhar mais a pé, fui fazendo descobertas sobre o meu bairro”.

Além de oferecer informações para comunidade e promover a autossuficiência dos bairros, o M:SP apoia práticas sustentáveis, incentiva a caminhada e hábitos saudáveis indicando lugares para onde se possa andando ou pedalando. O serviço de bike courier é, inclusive, um dos meios escolhidos para a distribuição dos 10 mil exemplares dessa primeira etapa do projeto. A plataforma M:SP conta com o apoio institucional da São Paulo Turismo, empresa responsável pela promoção do turismo na cidade de São Paulo, e sua edição impressa tem marcas como Caloi, Hospital Samaritano, Ci Intercâmbio, a operadora CVC, academia Bioritmo e a empresa de compartilhamento de carros ZazCar entre os 17 anunciantes.

Patrocinadores e conteúdo -O projeto teve investimento inicial da empresa Mappa Estratégias de Conteúdo e pretende ser viabilizada através de patrocinadores, além dos anunciantes. A plataforma completa do M:SP conta com três diferentes possibilidades de cotas de patrocínio e presença garantida no impresso e no digital. “Buscamos marcas que estejam em sintonia com a nossa proposta editorial, pois queremos que o patrocinador também colabore com o conteúdo que iremos oferecer e que esteja engajado aos nossos propósitos”, informa o editor do guia.

Além da curadoria da própria equipe do M:SP, a participação colaborativa de moradores é parte essencial do projeto. No impresso, pessoas que têm forte ligação com a região serão convidadas a dar dicas ou a escrever um texto em forma de crônica. Versátil e fácil de carregar, quando desdobrado, o guia também se revela um mapa desenhado com exclusividade para facilitar a localização de todos os lugares indicados, inclusive dos estabelecimentos de alguns anunciantes.

Cada dica no guia impresso tem menos de 140 caracteres para que os canais digitais como, Twitter [www.twitter.com/guiamsp] e Facebook [www.facebook.com/guiamsp], sejam abastecidos simultaneamente. Segundo Kleber de Brito, tudo foi pensado dentro do conceito de hiperlocal, com o objetivo de oferecer conteúdo relevante para áreas e comunidades bem definidas. O que, no caso de Higienópolis e dos bairros onde os primeiros guias serão distribuídos, representa uma população bastante significativa de, aproximadamente, 350 mil habitantes.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira