Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/04/2014 - 08:44

BNDES financia projeto social de cinco grupos eólicos no Rio Grande do Norte

Iniciativa pioneira reúne empresas para investir em programas conjuntos.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está coordenando a elaboração e implantação de projetos sociais de cinco grupos econômicos, controladores de usinas eólicas no Rio Grande do Norte. A iniciativa pioneira prevê investimentos nos entornos de usinas nos municípios de João Câmara e Parazinho pelos grupos Atlantic, Contour, CPFL, DESA e Energisa, controladores de 24 parques eólicos nos dois municípios e que acrescentarão 683,4 MW à capacidade instalada do País.

De acordo com comunicado do Banco, trata-se de um projeto-piloto e inovador, por reunir cinco grupos que realizarão investimentos em conjunto, apoiados pela linha de Investimentos Sociais de Empresas (ISE) do BNDES. O objetivo é contribuir para a melhoria dos indicadores socioeconômicos destes municípios e das condições de vida da população da área de atuação dos projetos. Nos dois municípios, distantes cerca de 40 km um do outro, aproximadamente 60% da população é considerada pobre.

O Projeto Social Integrado João Câmara-Parazinho foi estruturado a partir de reuniões realizadas entre executivos do BNDES, dos grupos econômicos e interlocutores dos dois municípios, de modo a identificar os focos de atuação prioritários da região a partir das demandas locais. Assim, torna-se possível evitar a sobreposição de projetos e viabilizar a estruturação de iniciativas difíceis de serem apoiadas isoladamente e que demandariam um estudo técnico mais aprofundado. Os investidores realizarão uma Chamada Pública para contratação de uma consultoria que identificará projetos no porte e foco desejados. Um deles no valor de até R$ 1 milhão, em João Câmara (RN), em saúde e saneamento, e outro, também de até R$ 1 milhão, em Parazinho (RN), na área de educação.

A Chamada Pública está disponível nos sites dos grupos do Consórcio para a seleção da consultoria que será escolhida em até um mês a partir da data de sua publicação. A seleção será realizada por um comitê integrado por membros dos grupos e do BNDES. Estima-se que os desembolsos dos projetos devam ocorrer até o final deste semestre.

Os recursos serão financiados pela linha de Investimentos Sociais de Empresas (ISE) do BNDES, cujo objetivo é apoiar, com condições atrativas, projetos que elevem o grau de responsabilidade social empresarial e fortaleçam políticas públicas nos diferentes níveis federativos. A linha ISE financia apenas ações que superem as meras obrigações legais das empresas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: