Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/04/2014 - 08:44

Rosatom irá construir primeira usina nuclear no Vietnã

Nintkhuan-1 deve ficar pronta em 2023.

Está confirmada para 2023/204 a partida da primeira usina nuclear do Vietnã, "Nintkhuan-1", que terá duas unidades de energia, fruto de acordo assinado entre o governo da Rússia e o governo do Vietnã, em 2010. A cooperação entre Vietnã e Rússia no que se refere à criação de poder nuclear nacional, está garantida por um acordo de cooperação intergovernamental para a construção do Centro da Ciência Nuclear e da Tecnologia, no território da República Socialista do Vietnã.

A parceria entre Rússia e Vietnã já dura 30 anos. Na última semana, foi realizada uma recepção oficial em Dalat, no Vietnã, dedicada à amizade russo-vietnamita e aos muitos anos de colaboração entre os dois países, no campo da tecnologia nuclear. O destaque da noite foi a entrega de prêmios pela Rosatom para os cientistas vietnamitas e trabalhadores do setor, por suas contribuições para a modernização e desenvolvimento do Reator de Pesquisa Nuclear, localizado na cidade de Dalat. O Vice-Ministro da Ciência & Tecnologia, Le Dinh Tien, apreciou o apoio prestado pelo governo e especialistas da antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, que ajudaram o Vietnã a renovar, expandir e reiniciar o Reator de Pesquisa Nuclear de Dalat, com equipamentos mais avançados. Em nome do Ministério da Ciência e Tecnologia, ele premiou 13 cientistas russos, que participaram da reconstrução do Reator.

O evento foi realizado para marcar justamente o trigésimo aniversário do reator de pesquisa e o 60º aniversário da energia atômica, cuja história começou com a construção da primeira central atômica em Obninsk (uma cidade a 100 km de Moscou, capital da Rússia). Participaram da recepção trabalhadores e veteranos da indústria nuclear do Vietnam e cientistas russos que estiveram envolvidos em restaurar o reator na década de 1980. Os funcionários do Instituto de Pesquisa Nuclear de Dalat também foram premiados com um certificado de honra pela Rosatom, pelo trabalho realizado de 1982 a 1984 para colocar em atividade o reator nuclear.

Esta é a primeira vez que tais prêmios foram entregas os vietnamitas. O vice-diretor geral da Rosatom, Vyacheslav Pershukov, observou: "Como um dos primeiros países da região a iniciar o desenvolvimento de energia nuclear, o Vietnamalcançou grande espaço nesta esfera e está à beira da construção de sua primeira usina nuclear. Isto foi atingido, sobretudo, graças ao centro de investigação de Dalat e seus funcionários”.

Falando sobre a importância do projeto para a construção da primeira usina nuclear no Vietnã, "Nintkhuan-1", Pershukov disse que a tarefa crucial do Centro de Pesquisa era preparar especialistas em ciência atômica e geração de energia. O novo reator com capacidade de potência de 15 MGW permitirá a treinar especialistas qualificados, fazer investigações e também terá uma importância prática na medicina e química, por exemplo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: