Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/04/2014 - 08:13

Aeroporto de Jaguaruna está liberado para pouso e decolagem

Com a publicação, no dia 02 de abril (quarta-feira), pelo Instituto de Cartografia da Aeronáutica (ICA) do “NOTAM” (Notice to Airmen – aviso aos navegantes), o aeroporto Regional Sul - Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, está autorizado para pouso e decolagem de aeronaves com tamanho até equivalente a um Boeing 737, podendo ter voos regulares. No dia 04 de abril (sexta-feira), às 9h, será realizado um ato público no aeroporto, pelo governador Raimundo Colombo e pelo secretário de Infraestrutura, Valdir Cobalchini, autorizando o início das operações.

“É uma nova etapa para o Sul de Santa Catarina. Um grande momento e uma arrancada forte para o desenvolvimento da região. Estou muito feliz com a entrega de mais esta obra porque sei da importância do aeroporto para o Sul”, disse Colombo.

Iniciado em 2006, o aeroporto de Jaguaruna estava concluído desde o ano passado, aguardando somente a homologação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que ocorreu na última terça-feira, 1º de abril. Com recursos dos governos federal e estadual, os investimentos passaram de R$ 60 milhões, na construção da pista, terminal, acesso à BR-101 e instalação de equipamentos de navegação. A gestão do aeroporto será feita por uma empresa privada, já contratada pelo Governo do Estado.

“É mais um vetor para o desenvolvimento junto com as obras na BR-101, no Porto de Imbituba, os acessos às principais cidades, as reformas nas escolas. Enfim, é um conjunto de projetos que saem do papel e beneficiam toda a população”, destacou o governador.

A área total do local possui 311 hectares, o que equivale a 377 campos de futebol. A pista possui 2,5 quilômetros de extensão e 30 de largura. A seção contra incêndio está equipada em uma área de 220 metros quadrados.

Para o secretário Valdir Cobalchini, esse aeroporto é uma grande conquista para a região sul e para toda Santa Catarina. “A região poderá, a partir de agora, alçar voos altos. Além de atender toda a região, o aeroporto se transforma numa alternativa aos aeroportos de Porto Alegre e Florianópolis”, afirmou o secretário. “Não tenho nenhuma dúvida que esse equipamento vai impulsionar a economia da região sul do Estado”.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2022 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira