Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/04/2014 - 07:57

Energia solar entra de vez na rota do desenvolvimento sustentável


Área ocupada por sistemas de aquecimento solar teve sucessivas expansões entre 2009 e 2012, 45% de crescimento, segundo dados do Departamento Nacional de Aquecimento Solar (DASOL).

Porto Alegre(RS)-O fortalecimento de iniciativas voltadas para a eficiência energética e a utilização de fontes limpas de energia têm impulsionado a procura por sistemas de aquecimento solar, utilizados principalmente para água do banho, processos industriais e piscinas. Segundo dados do Departamento Nacional de Aquecimento Solar (DASOL), a área ocupada por coletores solares cresceu 45% entre 2009 e 2012 no País, chegando a mais de 1,15 milhão de metros quadrados no último levantamento.

Uma das justificativas para o avanço é o aperfeiçoamento das tecnologias que realizam a absorção da energia solar. O sucesso da fonte sustentável está, contudo, na grande incidência solar que coloca o Brasil como um país privilegiado. Atualmente, Santa Catarina é o estado com menor índice de irradiação da área brasileira, mas ainda assim é 30% superior a média da Alemanha.

Tamanho potencial ainda pode ser muito melhor no Brasil, principalmente se levada em consideração a crise da energia elétrica no País. Sempre atenta às questões voltadas para a área da sustentabilidade, a Quinta da Estância teve como exemplo o que é praticado na Europa. “Na Escócia, um país cuja incidência solar é muito inferior a do Brasil, grande parte das residências contam com coletores solares. Além disso, um programa local incentiva a eficiência enérgica como conteúdo aplicado na educação”, salienta o diretor Rafael Goelzer.

Na Quinta da Estância, maior fazenda de turismo rural pedagógico do país, além de todas as emissões de carbono serem neutralizadas, 90% dos chuveiros utilizam sistemas de aquecimento solar, gerando uma economia mensal de cerca de 265 mil watts. “Nos preocupamos em sempre fazer o diagnóstico correto das situações que envolvem os serviços utilizados na Fazenda, colocando como prioridade na balança as alternativas que trazem o melhor custo benefício, principalmente na questão ecológica”, conclui.

A Quinta da Estância -Fundada em 1992, a Quinta da Estância é a maior fazenda de turismo rural pedagógico do Brasil, pioneira em ações de educação ambiental e sensibilização ecológica. Foi o primeiro empreendimento turístico do Brasil aceito como Signatário do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e uma das 350 empresas do mundo a participar do Caring for Climate, seleto grupo da ONU especializado no combate às mudanças climáticas do planeta. Em 2009, recebeu o reconhecimento Estadual e Nacional do Prêmio MPE Brasil – categoria Responsabilidade Social, concorrendo com mais de 57 mil empresas de todo o país. O empreendimento também possui, desde 1995, o primeiro criadouro conservacionista do Brasil com finalidade pedagógica, que cria a reproduz animais silvestres, especialmente em vias de extinção.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: