Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/04/2014 - 07:31

Câmara discute relatório da ONU em audiência pública sobre poluição atmosférica

Brasília(DF) – A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados promove, a partir do dia 03 de abril (quinta-feira), às 10 horas, no plenário 8, uma audiência pública para debater a poluição atmosférica nas grandes cidades brasileiras e analisar as conclusões do relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas.

Para o autor do requerimento, deputado federal Adrian (PMDB/RJ), o momento para agir e evitar maiores danos ao meio ambiente é agora. “Já está provado que o ser humano foi o responsável pelo aquecimento global e a ONU nos alertou que se não agirmos agora, a situação vai piorar. Há ao menos 66% de chance de a temperatura global aumentar pelo menos 2ºC até 2100 em comparação aos níveis pré-industriais (1850 a 1900), caso a queima de combustíveis fósseis continue no ritmo atual e não sejam aplicadas quaisquer políticas climáticas já existentes”, aponta. “Vamos encontrar uma saída que permita termos desenvolvimento nas grandes cidades mas com sustentabilidade”, completa.

Relatório da ONU - O texto do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, IPCC na sigla em inglês, divulgado na noite de domingo (30/03) estima uma elevada perda de espécies de plantas e animais pela pressão humana, como a poluição e o desmatamento de florestas, além de redução dos recifes de corais no Caribe e costa de países tropicais, como o Brasil, por conta da acidificação, fenômeno causado pelo excesso de CO2 na atmosfera.

O primeiro capítulo, divulgado em 2013, afirmava que há mais de 95% (extremamente provável) de chance de que o homem tenha causado mais de metade da elevação média de temperatura registrada entre 1951 e 2010, que está na faixa entre 0,5 a 1,3 grau.

Convidados - Foram convidados para a audiência: Evangelina Vormittag, pesquisadora do Instituto Saúde e Sustentabilidade; Paulo Saldiva, pesquisador do Laboratório de Poluição Atmosférica da Faculdade de Medicina da USP; Rudolf de Noronha, gerente de Qualidade do Ar do Ministério do Meio; Daniela Buosi, coordenadora geral de vigilância em Saúde Ambiental do Ministério da Saúde; e Carlos Alberto Hailer Bocuhy, Presidente do Proam - Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental.

A audiência pública será realizada no dia 03 de abril (quinta-feira), às 10h, no plenário 8, localizado no Anexo III da Câmara dos Deputados.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: