Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/04/2014 - 07:31

Professores da rede pública do Sul de Minas passam por nova capacitação do Núcleo de Educação Ambiental


Projeto desenvolvido pela Fundação Espaço ECO®, BASF e Cooxupé já está em pleno funcionamento no Complexo do Japy, recebendo crianças do ensino fundamental.

Guaxupé (MG) – O Núcleo de Educação Ambiental Mata Viva® de Guaxupé (MG) promoveu no dia 31 de março (segunda-feira), no Complexo Industrial Japy, uma capacitação com docentes de 20 escolas das cidades de Arceburgo, Cabo Verde, Carmo do Rio Claro, Guaxupé, Juruaia, Monte Santo de Minas e Muzambinho, todas localizadas no sul de Minas Gerais. O objetivo do treinamento foi mostrar aos professores como abordar temas como sustentabilidade e meio ambiente dentro da sala de aula e preparar os alunos para visitar o projeto desenvolvido pela Cooxupé em parceria com a BASF e a Fundação Espaço ECO®.

Segundo Marcos Roberto Constâncio, professor de Juruaia, o curso foi bastante dinâmico. “O projeto é muito interessante, achei bastante proveitoso, principalmente o tema como trabalhar educação ambiental em sala de aula”, conta. Para Marici Martin, de Cabo Verde, as brincadeiras e práticas realizadas no treinamento foram valiosas e mostraram que o assunto pode ser inserido na vida dos estudantes de forma divertida.

Já a diretora da Escola Municipal Frei Florentino, em Muzambinho, Noelma Bueno Bibiano, avalia que a parte prática do curso também foi o ápice da capacitação. “Gostei muito, principalmente da experiência na mata, uma forma concreta de trabalhar o aprendizado. Também achei muito interessante a forma como organizaram as atividades, a didática de fácil entendimento, tudo muito bem feito. O material didático que vamos trabalhar em sala de aula também foi bem elaborado e o local é bastante apropriado”, elogia.

“A preocupação com o meio ambiente, bem como temas relacionados à sustentabilidade, interfere cada vez mais no cotidiano das pessoas, de uma forma tão importante quanto no desenvolvimento dos negócios e da própria sociedade. É o que pretendemos mostrar nessa formação”, afirma Fernando Feitoza, gerente de Educação para a Sustentabilidade da Fundação Espaço ECO®.

Com esse trabalho os educadores terão papel ainda mais fundamental para multiplicar o conhecimento e serão estimulados a levar seus alunos a visitar ao Núcleo ao longo do ano.

“O professor é um ator crucial na educação de nossas crianças e como os temas relacionados ao meio ambiente estão em tudo que nos cerca, eles precisam identificar as oportunidades de como trabalhar isso em sala de aula. Dessa forma, ajudarão a fazer nossas crianças entenderem ainda mais a importância da conscientização ambiental”, afirma Carlos Paulino da Costa, presidente da Cooxupé.

O NEA-O projeto faz parte do Programa de Educação e Adequação Ambiental Mata Viva® e beneficiará por ano mais de nove mil alunos da rede de ensino de mais de 20 cidades da região sul de Minas Gerais. Quem conhecer o projeto poderá participar de ações que envolvem visita ao viveiro de mudas, oficinas temáticas e outras atividades que proporcionam contato direto com a natureza.

Entre as atividades, destacam-se a trilha interpretativa na mata e a utilização de materiais didáticos com conteúdo exclusivo, relacionados à educação ambiental. Todas essas ações buscam demonstrar aos professores como utilizar a educação ambiental nas mais variadas disciplinas escolares.

As visitas poderão ocorrer diariamente, mediante agendamento, com grupos de até 30 pessoas. Para agendar uma visita os interessados devem entrar em contato com Reginaldo Gomes Ferreira, pelo telefone (035) 9829-1028 ou e-mail: [email protected]

A Cooxupé-Com mais de 80 anos de história, a Cooxupé possui cerca de 11 mil cooperados - 84% deles pequenos produtores que vivem da agricultura familiar –, e recebe café produzido em mais de 200 municípios de sua área de ação, localizada nas regiões Sul de Minas, Alto Paranaíba (Cerrado Mineiro) e Vale do Rio Pardo (no estado de São Paulo). Pensando na diversificação de seus negócios, a Cooxupé também possui projetos como torrefação própria, auxilio na produção e comercialização de milho, fábrica de rações, laboratórios para análise do solo, geoprocessamento, entre outros investimentos. Além disso, a cooperativa vem, ao longo dos anos, ampliando mercados como o de cafés especiais e certificados.

Atualmente a Cooxupé é composta por 28 Unidades de Negócios, sendo: a Matriz (em Guaxupé), 8 Núcleos, 8 Filiais, 9 Unidades Avançadas e um Posto de Atendimento. A cooperativa ainda possui um escritório de exportação em Santos.

Além de ser a primeira colocada no ranking de exportação de café em 2008 e 2010, a COOXUPÉ também bateu recorde no agronegócio brasileiro em 2011, exportando o maior volume de café da história brasileira – 2,46 milhões de sacas – recorde quantitativo jamais atingido por qualquer exportador no Brasil em toda a história.

Fundação Espaço ECO®-Inaugurada em 2005, a Fundação Espaço ECO® foi instituída pela BASF – empresa química líder mundial – com o apoio da GIZ, agência de cooperação técnica internacional do governo alemão. Ela está situada em São Bernardo do Campo/SP em uma área de aproximadamente 300 mil m² considerada Reserva da Biosfera do Cinturão Verde do Estado de São Paulo pela Unesco. A Fundação Espaço ECO® é um Centro de Excelência em Educação e Gestão para a Sustentabilidade com a missão de promover o desenvolvimento sustentável no ambiente empresarial e na sociedade, transferindo conhecimento e tecnologia, especialmente pela aplicação de soluções em socioecoeficiência e educação para a sustentabilidade, focando os aspectos sociais, ambientais e econômicos.[www.espacoeco.org.br].

A BASF é a empresa química líder mundial: The Chemical Company. Seu portifólio de produtos oferece desde químicos, plásticos, produtos de performance e para proteção de cultivos, até petróleo e gás. Nós combinamos o sucesso econômico, responsabilidade social e proteção ambiental. Por meio da ciência e da inovação, nós possibilitamos aos nossos clientes de todas as indústrias atender às atuais e futuras necessidades da sociedade. Nossos produtos e soluções contribuem para a preservação dos recursos, assegurando nutrição saudável e melhoria da qualidade de vida. Nós resumimos essa contribuição em nossa proposição corporativa: “We create chemistry for a sustainable future” – Nós transformamos a química para um futuro sustentável. A BASF contabilizou vendas de €74 bilhões em 2013 e contava com mais de 112 mil colaboradores no final do ano. As ações da BASF são negociadas nas bolsas de valores de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurique (AN). [www.basf.com.br].

As vendas na América do Sul totalizaram, aproximadamente, € 4.2 bilhões em 2013 (Esse resultado abrange os negócios realizados pelas empresas do Grupo na região, incluindo a Wintershall - empresa situada na Argentina, voltada a produção de petróleo e gás). Na América do Sul, a BASF contava com mais de 6 mil colaboradores em 31 de dezembro de 2013.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: