Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/04/2014 - 09:05

Portos de Santos e de Livorno assinam acordo de cooperação


As autoridades portuárias de Santos e Livorno (Itália) assinaram, no dia 31 de março(segunda-feira), Acordo de Cooperação objetivando desenvolver intercâmbio técnico e econômico entre os dois portos.

A delegação italiana foi recepcionada, na sede da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), pelos diretores presidente, Renato Barco, e de Infraestrutura e Execução de Obras, Paulino Vicente.

Ao apresentar os objetivos da aliança estratégica e suas ferramentas de operacionalização o diretor-presidente da Codesp afirmou que através desse acordo, Santos e Livorno devem estabelecer um canal de informação regular, no que se refere a notícias econômicas e comerciais, principalmente, aquelas relacionadas ao tráfego marítimo entre os portos e suas regiões. Barco explicou que os dois portos possuem alguns problemas em comum, como a necessidade de um gerenciamento mais aprimorado para a chegada das cargas em suas instalações portuárias, e podem se auxiliar, mutuamente, na busca de soluções.

O secretário-geral da Autoridade Portuária de Livorno, Massimo Provinciali, chefe da delegação italiana, destacou que a troca de informações auxilia para que problemas já vivenciados por um porto, possam ser equacionados por outro com maior agilidade. “O que se busca é uma aliança onde os portos desenvolvam uma sequência futura de colaboração em termos de compartilhamento de sistemas e troca de informações.” O intercâmbio de estudos e experiências nas áreas técnicas que lidem com a modernização de equipamentos, maquinário e todas as construções e instalações portuárias é um dos aspectos contemplados no acordo.

Segundo o representante no Brasil da Agência di Promozione Economica della Toscana, Celso Azzi, o porto de Santos “cresceu exponencialmente nos últimos anos e solucionou grandes problemas. Santos, hoje, é alvo de inspiração para muitos portos, pelo tanto que avançou”. Azzi conta que há pequenos portos na Itália que, com o cumprimento de metas, conseguiram superar portos de maior porte.

Porto de Livorno - O porto de Livorno tem uma posição geográfica que lhe confere um papel estratégico no centro do Mediterrâneo Oriental. Livorno é um dos primeiros portos da Itália que se estabeleceu como multipropósito de projeção mundial. Hoje se estende por uma área superior a 2,5 milhões de metros quadrados e possui cerca de 90 berços de atracação em seus 13 quilômetros de cais. Sua profundidade é de até 13 metros e se interliga com mais de 300 portos em todo o mundo. No setor de contêineres o porto é ligado com o Extremo Oriente através dos serviços operados pela Cosco, Yang Ming, Hanjin e K Line. Recebe escalas, ainda, de navios da Maersk Line, Hapag Lloyd, MSC, Hamburg Sud, CMA-CGM.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: