Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/03/2014 - 05:58

Especialistas belgas capacitam gestores portuários no Brasil

O primeiro seminário ocorrerá no Porto de Santos.

No dia 24 de março(segunda-feira), às 14 horas, no Centro de Excelência Portuária (Cenep), localizado em Santos (SP), o primeiro seminário de capacitação para gestores que atuam nos portos brasileiros. O secretário-executivo da Secretaria de Portos, Eduardo Xavier, fará a abertura.

O curso, do qual participarão gestores da SEP, de companhias docas, portos delegados e companhias privadas operadoras dos portos, será administrado por quatro especialistas belgas.

Este primeiro evento, que se estenderá até o dia 28 de março, dá início ao ciclo de seis seminários programados para ocorrer no Brasil até 2015, conforme previsto no Acordo de Cooperação firmado no ano passado entre a SEP e o Centro de Treinamento Portuário de Antuérpia, Bélgica (Apec).

A iniciativa faz parte das ações desenvolvidas pela SEP com o objetivo de capacitar o setor portuário brasileiro e envolverá, além de Santos, os portos de Vitória, Fortaleza, Paranaguá, Salvador e Belém, onde serão tratados temas distintos em seminários de cinco dias. São eles: gestão portuária; serviços portuários; aspectos comerciais do porto; aspectos financeiros do porto; infraestrutura e obras portuárias e navegação interior.

Antes de iniciarem o curso em Santos, os especialistas belgas, que chegaram ontem, 19 de março, ao Brasil, farão visitas aos portos do Rio de Janeiro e de Vitória (onde acontecerá, em maio, o segundo seminário) para examinar os simuladores nacionais utilizados para treinar trabalhadores portuários avulsos (TPAs) que manobram equipamentos de grande porte, como guindastes.

O objetivo é verificar se os simuladores brasileiros são compatíveis com os simuladores que 12 instrutores brasileiros irão utilizar na Bélgica durante curso que será realizado naquele país em maio. Esses dozes profissionais, que serão selecionados pelo sindicato e federações dos trabalhadores, serão multiplicadores das técnicas junto aos TPAs brasileiros. A ação também faz parte do acordo bilateral SEP/APEC.

Com a proximidade do início da Copa 2014, os representantes da Bélgica aproveitarão o início do ciclo de seminários para promover um evento que visa esclarecer que a relação com o Brasil não se limita ao futebol. Na oportunidade, entre outras ações, será detalhada a parceria com a APEC, em que está prevista também a criação da APEC-Brasil.

O auditório do Cenep fica na Rua Otávio Correia, nº 147, bairro do Estuário.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: