Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/03/2014 - 08:26

Itaipu promove o 3º ENGEO

Inscrições abertas até 30 de abril.

A Itaipu irá promover, entre 27 e 28 de maio de 2014, o 3º Encontro Nacional de Geoprocessamento do Setor Elétrico (3º ENGEO). O evento é voltado a técnicos que trabalham com geoprocessamento aplicado a projeto, implantação, manutenção, operação e gestão de empreendimentos do setor elétrico.

A Itaipu, que sediará o evento pela primeira vez, vem trabalhando nos últimos anos em alguns dos temas que serão discutidos durante o encontro, como a modelagem tridimensional de edificações por meio de dados Lidar (light detection and ranging, em inglês, uma tecnologia óptica de detecção remota que mede propriedades da luz refletida – normalmente um pulso laser – de modo a obter informações a respeito de determinados objetos) e Sensoriamento Remoto Orbital aplicado ao monitoramento ambiental.

Segundo João Paulo Bueno do Prado, da Divisão de Apoio Operacional (ODRA.CD) e membro da comissão organizadora do evento, a área do Lidar é uma das que terão novidades durante o evento. Serão apresentados trabalhos que discutem o monitoramento de linhas de transmissão e simulações de cálculo de áreas por meio dessa tecnologia.

Sobre esse tema, está prevista a palestra magna a ser ministrada no dia 27, pelo professor e pesquisador Jorge Centeno da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Centeno é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, mestre em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, doutor e pós-doutor em Geodésia pela Universitat Karlsruhe, na Alemanha. Em sua palestra, Centeno vai abordar a aplicação de dados Lidar em empreendimentos de Energia Elétrica.

Outra área com novidades tecnológicas é a de Sensoriamento Remoto Orbital, que será tema da palestra do dia 28, ministrada pelo professor e pesquisador Waterloo Pereira Filho, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Pereira Filho é graduado em Geografia pela UFSM, Mestre pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Doutor pela Universidade de São Paulo (USP) e Pós-Doutor pela University of Victoria, no Canadá.

A palestra abordará questões relacionadas ao uso de sensoriamento remoto e de geoprocessamento para o monitoramento de reservatórios. Em qualquer empreendimento hidroenergético, é necessário conhecer muito bem a área do entorno para planejar as ações na construção da barragem, na formação do reservatório e na operação propriamente dita. Daí a importância dessas técnicas.

“Elas são vitais para que se tenha um melhor planejamento e assertividade nas tomadas de decisão. Permite posicionar melhor o empreendimento, de acordo com características de ocupação e uso de solo, além de verificar quais as ações de mitigação dos impactos”, acrescenta Prado.

As inscrições são gratuitas e vão até 30 de abril (o prazo para encaminhar artigos científicos já se encerrou em fevereiro). O Engeo será no Hotel Recanto Cataratas. Para se inscrever, basta acessar o site: www.engeo2014.com.br. A expectativa é reunir cerca de 250 participantes.

O 3º ENGEO é patrocinado pela Itaipu e tem o apoio da Chesf e da Aneel.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: