Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/03/2014 - 08:30

Solvay lança produção de biomassa torrada

Uma nova solução que contribui com a transição da matriz energética.

Bruxelas - A Solvay lançou a produção de biomassa torrada em escala industrial nos Estados Unidos, um novo negócio que visa proporcionar uma solução de energia inovadora e renovável. Este negócio será administrado pela recém-criada joint venture Solvay Biomass Energy, entre a Solvay e a empresa norte-americana New Biomass Energy (NBE).

A biomassa torrada, que é tratada e queimada de forma semelhante ao carvão, é produzida por meio da torrefação, um processo que modifica as propriedades químicas dos resíduos de madeira e biomassa. A biomassa torrada pode substituir imediata e quase que totalmente o carvão, permitindo que usinas gerem energia limpa.

Atualmente, algumas usinas na Europa utilizam aglomerados de madeira tradicionais para substituir o carvão. A biomassa torrada, no entanto, contém 35% a mais de energia por peso do que os aglomerados de madeira, o que também traz benefícios logísticos significativos para os clientes. Além disso, a Solvay está melhorando as propriedades de hidrorrepelência da biomassa torrada para aumentar ainda mais as suas propriedades de armazenamento e manuseio.

"Esta nova empresa tem um duplo objetivo: por um lado, oferecer soluções inovadoras e competitivas às concessionárias de serviços públicos e clientes empresariais de energia, permitindo-lhes reduzir o custo de utilização da biomassa em suas plantas, e em paralelo, expandir nosso acesso à biomassa e criar novas aplicações com fonte biológica. A Solvay pretende posicionar-se ainda mais como uma empresa líder no desenvolvimento de produtos e tecnologias que suportam a transição global para a energia sustentável”, disse Philippe Rosier, presidente da Solvay Energy Services.

A biomassa torrada é produzida em Quitman, no Mississippi, em uma fábrica que foi construída e desenvolvida pela NBE. A Solvay vai oferecer a sua expertise industrial para triplicar a capacidade de produção anual atual de 80 mil toneladas para 250 mil toneladas até o final de 2014. A Solvay Biomass Energy irá utilizar subprodutos, como resíduos de serraria proveniente da indústria de madeira altamente desenvolvida em florestas manejadas da área.

A Solvay Biomass Energy, uma unidade de negócios propriedade majoritária da Solvay Energy Services da Solvay, é responsável pelas operações e manutenção da planta, abastecimento de matéria-prima, logística e tecnologia, bem como a comercialização do produto, principalmente para os produtores de energia na Europa e na Ásia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: