Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/03/2014 - 07:28

CIA. Ballet de Cegos Fernanda Bianchini participa do desfile das Campeãs do Rio de Janeiro


Convidados pela ONG Embaixadores da Alegria, a Cia. de Ballet para Cegos Fernanda Bianchini, participará do Desfile das Campeãs do Carnaval 2014, na Sapucaí, Rio de Janeiro, dia 08 de março, às 19h.

A escola de samba - composta por pessoas com deficiência visual, outras deficiências e sem deficiência - será a primeira a se apresentar no sábado, na abertura. A escola de samba Embaixadores da Alegria é a primeira desse tipo no mundo e tem como objetivo mostrar que o Carnaval pode ser usado como ferramenta importante para a inclusão social.

Na ocasião será possível rever o desfile da campeã do Carnaval do Rio de Janeiro desse ano, Unidos da Tijuca, e também Salgueiro, Portela, União da Ilha, Imperatriz Leopoldinense e Grande Rio que ficaram em segundo, terceiro, quarto, quinto e sexto lugar, respectivamente.

Cia. Ballet para cegos Fernanda Bianchini -A Cia. Ballet para cegos Fernanda Bianchini, única companhia profissional de ballet para cegos do mundo, existe há 18 anos. Tem como objetivo principal a integração social de deficientes visuais, de baixa renda, por meio da dança, principalmente do Ballet Clássico.

A entidade é mantida pelo belo trabalho voluntário realizado pela fisioterapeuta Fernanda Bianchini cujo lema é: aprender a ver a dança com o coração. “É um método pioneiro que permite as pessoas com deficiência visual aprenderem dançar ballet de forma graciosa como qualquer outro bailarino. O aprendizado se inicia no toque, o passo é ensinado a cada aluno pelo contato” explica Fernanda.

Inclusão e acessibilidade. Estas são as palavras que diferenciam o ballet: a maioria dos bailarinos tem deficiência visual e uma pequena porcentagem com outras deficiências. Outros poucos bailarinos estão na “inclusão às avessas”, no qual pessoas com nenhuma deficiência participam e interagem. Cerca de 100 bailarinos com deficiência visual são atendidos e mais de 300 formados.

Nestes anos a cia. ganhou reconhecimento nacional e internacional. Por enquanto, são mais de 100 prêmios em competições e festivais e duas apresentações no exterior, uma delas com grande expressão, o encerramento das paralimpíadas de Londres.

O ano de 2013 foi marcado por conquistas e reconhecimento: foram qualificados como Oscip, receberam o Prêmio Jovem Empreendedor, na categoria dança, e ganharam o Prêmio Juscelino Kubitschek de Mérito no Desenvolvimento Regional, na categoria social e cultural, com importância internacional.

Além da magnitude do projeto, o que chama atenção é o fato da associação ter professores também com deficiência visual. “É uma prova de que não há limites para quem se dedica e acredita”, afirma Fernanda Bianchini. “É maravilhoso ver a alegria de nossos bailarinos em sentirem que podem fazer algo único e especial, superando todos os limites que a sociedade normalmente os impõe”, completa.

Para se manter a Cia. conta com doações de pessoas físicas e jurídicas, palestras motivacionais para empresas, bazares beneficentes e de suas apresentações. [www.ciafernandabianchini.org.br].

. [Carnaval 2014 do Rio de Janeiro, dia 08 de março (sábado), às 19 horas, no Marquês de Sapucaí – Rio de Janeiro].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: