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22/02/2014 - 03:13

Tecon Imbituba recebe novo serviço da Hamburg Sud


Nova rota beneficiará especialmente os negócios de empresas de agrobusiness da região de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paran.

São Paulo – Administrado pela Santos Brasil, o Tecon Imbituba – localizado no litoral sul de Santa Catarina – passa a receber mais um serviço oferecido pela Hamburg Sud/ Aliança. No último dia 14, atracou no terminal o navio Aliança San Martin, que começou a fazer o transporte de contêineres via cabotagem. O navio terá escalas semanais em Imbituba, aportando todo sábado pela madrugada com previsão de partida no mesmo dia.

Este novo serviço deverá impulsionar a economia regional no mercado interno, uma vez que facilitará o escoamento de cargas às regiões Norte e Nordeste, especialmente para os portos de São Luís (MA), Manaus (AM), Pecém (CE), Suape (PE) e Salvador (BA). Isso porque os contêineres embarcados em Imbituba devem ser descarregados em Santos e de lá seguir nos navios da Aliança para os destinos finais, beneficiando diretamente produtores do agrobusiness e diversas empresas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Complemento -Outro serviço da Hamburg Sud, o UCLA, que já atende a rota Golfo do México e Caribe com escala semanal em Imbituba, vai sofrer mudança e concentrará todo o transbordo destas áreas e River Plate (Argentina e Uruguai) no porto catarinense. “Antes, só tínhamos cargas para importação e exportação, mas agora o Tecon Imbituba poderá armazená-las e carregá-las em navios de cabotagem a outros portos”, salienta Paulo Pegas, gerente comercial da Santos Brasil em Imbituba.

A ampliação do mix de serviços do Tecon Imbituba aumenta as possibilidades de a empresa focar em outros mercados, como o asiático. “Temos um excelente terminal com tecnologia de ponta e de fácil acesso, sendo uma importante alternativa logística para o Sul do País”, reforça o executivo. A capacidade de movimentação do Tecon Imbituba é de 450 mil TEU/ano (medida padrão referente a um contêiner de20 pés). Contudo, pode ser ampliada para 970 mil TEU em médio prazo em função da demanda por novos serviços.

O porto de Imbituba fica em uma enseada de mar aberto, tem calado de 15 metros de profundidade e está estrategicamente localizado no Sul de Santa Catarina, a 360 quilômetros de distância de Porto Alegre (RS) e de Curitiba (PR), com fácil acesso rodoviário pela BR-101 e à malha ferroviária regional. “Com estes serviços, também estamos abrindo novas frentes de negócios para empresas dos segmentos metal mecânico, automotivo, ceramista, alimentício e de cargas refrigeradas, como carnes”, diz.

Perfil - A Santos Brasil é referência em operação de contêineres e logística. Criada há 15 anos para operar o Tecon Santos (SP), a empresa já investiu R$ 3 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos, tecnologia e recursos humanos. Antecipando-se ao crescimento do fluxo de comércio internacional, a Santos Brasil colaborou significativamente para aumentar a capacidade logística portuária do país.

A produtividade do Tecon Santos é a mais alta do Brasil: média mensal de 80 MPH (movimentos por hora) e recorde histórico de 81,86 MPH (registrado em abril 2012). Em janeiro de 2012, o Tecon Santos bateu a marca de 155,5 MPH na operação de um único navio.

Além do Tecon Santos, a companhia opera mais dois terminais de contêineres - Vila do Conde (PA) e Imbituba (SC) - e um terminal de veículos (TEV) no Porto de Santos. Conta também com uma operadora logística e de cargas gerais, a Santos Brasil Logística, que atua de forma integrada aos terminais viabilizando o atendimento ao cliente em todas as etapas da cadeia logística do porto até o transporte e distribuição.

Listada no nível 2 de Governança Corporativa da Bovespa, a Santos Brasil adota um modelo de crescimento contínuo e sustentável, que alia alto desempenho financeiro e operacional com preservação ambiental e responsabilidade social.

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