Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/02/2014 - 08:43

Expansão do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Tecnologia do Grupo Ecotech amplia a capacidade de trabalho em P,D&I

No departamento são desenvolvidos projetos voltados para as áreas de Papel e Celulose, Meio Ambiente, dentre outros, com foco na expansão de novos negócios. Nova estação piloto de tratamento de efluentes com foco no reuso está em desenvolvimento e será inicializada no primeiro semestre de 2014.

O Grupo Ecotech comemorou, na primeira semana de fevereiro, a expansão de seu Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Tecnologia (CDT). O departamento, que foi fundado em 2005, foi ampliado em 35%. O novo espaço criado foi direcionado à área de laboratórios e é dedicado ao desenvolvimento de produtos e serviços voltados ao segmento de Papel e Celulose, enquanto outro espaço é exclusivamente centrado nas pesquisas para Meio Ambiente, resultando em uma setorização das atividades desenvolvidas.

De acordo com a gerente de P&D do Grupo Ecotech Carla Veríssimo, o CDT é voltado ao desenvolvimento de projetos para as áreas de Papel e Celulose, Meio Ambiente, dentre outras pesquisas com cerne na expansão de novos negócios, atendendo a requisitos específicos de cada cliente, bem como correspondendo às necessidades internas da empresa. “No laboratório são realizados testes e pesquisas para a prospecção de novos produtos e tecnologias com foco na inovação; e são realizados desenvolvimentos visando um aumento da eficiência dos produtos já existentes”, explica Veríssimo. Com o modelo de inovação aberta, o Grupo Ecotech, que investe 5 % do seu faturamento anual em inovação, tem como fundamento a realização de trabalhos que vão além dos limites deste departamento da empresa.

As pesquisas do CDT são divididas em três grandes áreas: Papel e Celulose, atendendo à Contech, empresa do Grupo que possui 25 anos de expertise no mercado; Meio Ambiente, com o desenvolvimento de sistemas inovadores de tratamento de efluentes industriais, reuso de água, remediação de água subterrânea e de solos; e Projetos Estratégicos, que englobam o desenvolvimento de pesquisas na área de Materiais Funcionais Nanoestruturados, podendo ser utilizados em vários segmentos industriais, desde aditivos em polímeros até cosméticos.

Planta piloto destinada ao tratamento de efluentes auxilia desenvolvimentos do CDT -A primeira estação piloto desenvolvida visando estudos de tratabilidade de efluentes industriais foi iniciada em junho de 2013. Uma segunda unidade piloto, com o diferencial de atuar em reuso, tem o início de sua operação previsto para o começo de 2014 e traz técnicas de separações físicas acopladas ao conceito de degradação dos contaminantes via processos de oxidação avançada. A tecnologia desenvolvida nestes equipamentos de tratamento de efluentes proporciona uma interação mais efetiva de agentes oxidantes em sistemas de tratamento de efluentes e reuso de água, sendo essa interação traduzida em aumento de eficiência do tratamento. O foco do desenvolvimento foi acoplar soluções químicas a uma engenharia capaz de proporcionar a obtenção de reações cineticamente mais eficientes, produzindo uma solução tecnológica limpa, robusta e eficaz no tratamento de efluentes industriais em matrizes complexas de contaminantes orgânicos recalcitrantes e poluentes emergentes. O sistema apresenta-se bastante flexível quanto à sua utilização, atuando completamente integrado a qualquer instalação de tratamento de efluentes ou reuso de água.

Grupo Ecotech - O grupo brasileiro Ecotech é composto por três empresas, congregando os negócios da Contech na área de Papel & Celulose, que deu origem ao Grupo e há 25 anos tem importante presença no mercado de especialidades químicas, e das empresas Tratch e Tratch-Mundi, que são voltadas para os negócios de soluções tecnológicas para Meio Ambiente. O Grupo ainda opera com algumas empresas aliadas estratégicas, destacando-se a DPR, exclusiva em fabricação de equipamentos, visando as aplicações químicas das soluções tecnológicas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: