Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/02/2014 - 08:17

Total: de olho no crescimento do mercado de lubrificantes no Brasil


Empresa espera dobrar a capacidade de processamento dos lubrificantes até 2016 e crescer dois dígitos em seu faturamento ainda este ano.

O crescimento econômico dos últimos anos contribuiu para elevar o poder aquisitivo da população, o que levou muitas famílias a comprarem o seu primeiro automóvel. Segundo dados da Anfavea, em 2013, foram produzidos 3,740 milhões de unidades, uma alta de 9,9% em relação a 2012. Esses dados impactam diretamente no segmento de lubrificantes, que também tem apresentado aumento da demanda.

Segundo relatório de pesquisa de mercado especial do IHS Química, o Brasil é o sexto maior mercado mundial de lubrificantes, ficando atrás apenas de China, Estados Unidos, Índia, Japão e Rússia. Ainda segundo o IHS, cerca de 70% de todos os lubrificantes utilizados no País destinam-se a aplicações automotivas como: óleo para motores diesel, gasolina e combustíveis flex, graxas, fluídos de grupos propulsores para transmissão e eixos e fluídos para motocicletas.

De olho neste mercado em franco desenvolvimento, a Total Lubrificantes do Brasil, responsável pela produção de 35 mil toneladas de óleo lubrificante/ano, prevê dobrar este volume de processamento no período entre 2014 e 2015. Para isso, investirá R$ 15 milhões na ampliação de sua fábrica. A empresa também pretende incrementar o seu portfólio de produtos, com a reformulação de toda a linha ELF. O lançamento dos novos ELF Auto e ELF Moto está previsto para o próximo mês de março. “Os novos produtos ELF trarão, além de um design mais moderno, ainda mais rendimento, tecnologia e inovação para o consumidor final”, explica o diretor-geral do grupo Total no Brasil, Luis David Rodriguez.

Segundo o executivo, outro desafio a ser superado em solo brasileiro é a expansão das operações no Nordeste, Rio de Janeiro e Minas Gerais. “A estratégia é descentralizar a venda, buscando por parceiros locais, como operadores logísticos e distribuidores de combustíveis lubrificantes. Uma das apostas são os projetos de fornecimento para montadoras, como a Honda, que passará a integrar o time de clientes que já conta com Peugeot, Citroën, Renault, Kia e Kawasaki”, afirma.

“As nossas metas são bastante ousadas. Trabalhamos com as perspectivas de um crescimento de dois dígitos em nosso faturamento em 2014, mantendo a média de dois dígitos conquistada nos últimos cinco anos. Só em 2012, a Total Lubrificantes do Brasil faturou mais de R$ 250 milhões. Também esperamos alavancar nosso market share de 2,5% para 5% até 2020. Todas as nossas projeções consideram o crescimento orgânico da operação”, reitera o executivo.

A Total comercializa atualmente 296 produtos no País, entre Lubrificantes Automotivos (109), Lubrificantes Industriais (160), Fluidos Especiais (17) e Combustíveis Especiais (10).

Outro setor importante para a companhia envolve os patrocínios esportivos. “O Grupo TOTAL, quinta empresa privada de energia e líder mundial no mercado de lubrificantes, sempre acreditou no esporte. Além de tradicionais, os crescentes investimentos em relevantes competições esportivas internacionais como Fórmula 1, Dakar, WRC, Le Mans e Moto GP já fazem parte do DNA da companhia. Na América do Sul, o destaque continuará sendo o patrocínio à Copa TOTAL Sul-Americana, um evento popular que, certamente, ampliou a nossa visibilidade junto aos potenciais consumidores da marca em toda a região", finaliza Rodriguez.

Perfil - A Total está entre as cinco maiores empresas de petróleo e gás do mundo, presente em mais de 130 países. Com uma equipe altamente capacitada, com mais de 96 mil colaboradores, as suas atividades abrangem toda a cadeia do petróleo, desde a exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e gás, até o refino, distribuição e comercialização internacional de petróleo bruto e produtos finais. A Total também desempenha um papel importante na indústria química global. A missão da Total é trabalhar para ajudar a satisfazer a demanda global por energia, hoje e amanhã. [www.totalbras.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira