Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/12/2007 - 09:36

12ª Edição da Árvore de Natal da Bradesco Seguros e Previdência


A Árvore de Natal da Bradesco Seguros e Previdência, que desde 1996 enfeita a Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, chega à sua 12ª edição consecutiva ainda maior, com 85 metros e pesando 530 toneladas. A altura recorde equivale a um edifício de 28 andares e a habilita a um novo título de maior árvore de Natal flutuante do mundo, junto ao Guiness, em processo de homologação. O espetáculo gratuito foi transmitido ao vivo, pela primeira vez, para todo o Brasil, pela Rede Bandeirantes de Televisão.

O evento de inauguração, (1º de dezembro), teve início às 20h, no Parque do Cantagalo, na Lagoa Rodrigo de Freitas (Rio de Janeiro), segundo a PM com a presença de 100 mil pessoas e várias personalidades como o governador Sérgio Cabral, o presidente da Bradesco Seguros e Previdência, Luiz Carlos Trabuco, ministro da Saúde José Gomes Temporão e Sra, senador Francisco Dornelles e Sra, secretário de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro e Sra, Joaquim Levy, secretário de Transportes do Estado do Rio de Janeiro, Júlio Lopes, presidente da Fundação Getúlio Vargas, Carlos Ivan Simonse Leal, e sra, presidente do Bradesco e Sra, Marcos Cypriano, com o Sr Luiz Carlos Trabuco, presidente da Bradesco Seguros e Previdência. Para abrilhantar o evento, concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), sob a regência do maestro Marcos Arakaki, acompanhado do Coral da Fundação Bradesco, com participação especial dos cantores Fafá de Belém e Ivan Lins.

A Música da Árvore, tema composto este ano pelos irmãos Marcos e Paulo Sérgio Valle, foi interpretada por Fafá de Belém e pelo Coral da Fundação Bradesco, ao lado da Orquestra Sinfônica Brasileira, com arranjo do maestro Eduardo Lages.

O mestre-de-cerimônias do evento, o ator Cecil Thiré, anunciou, ao fim do concerto, o espetáculo pirotécnico com cinco minutos de duração: um show de brilho, luzes e cores na Lagoa Rodrigo de Freitas, que encerrou a inauguração da Árvore.

A Árvore de Natal da Bradesco Seguros e Previdência já virou tradição nas festas de fim de ano, atraindo a atenção de milhões de pessoas de todo o Brasil e do exterior, que desejam admirar o brilho e a beleza deste símbolo natalino. O projeto, uma parceria entre a Bradesco Seguros e Previdência e a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, é reconhecido como o terceiro maior evento da cidade do Rio de Janeiro, atrás apenas do Carnaval e do Réveillon, dois eventos públicos. A Bradesco Seguros e Previdência investe cerca de R$ 3,5 milhões exclusivamente na Árvore. É, portanto, o maior evento patrocinado por uma única empresa privada.

Pela primeira vez, o passo a passo da construção da Árvore foi reproduzido no universo virtual do Second Life, também numa lagoa, entre a Ilha Bradesco e a Ilha Búzios, que também contou com inauguração virtual. Pelo quarto ano consecutivo o hot site da Árvore: www.arvorenatalbradescoseguros.com.br transmitiu, em tempo real, o evento de inauguração.

Como tradicionalmente ocorre, a Árvore de Natal da Bradesco Seguros e Previdência acenderá pela última vez em 6 de janeiro, Dia de Reis.

Cenografia - A edição 2007 da Árvore de Natal da Bradesco Seguros e Previdência tem como tema “Um símbolo de esperança para a família brasileira”. A cenografia, assinada por Abel Gomes, é inspirada nos vitrais das catedrais brasileiras. A luz é emitida de dentro para fora, numa alusão à fé, que também segue esse mesmo percurso no âmago do ser humano. Dessa forma, funciona ao contrário dos vitrais das catedrais, que dependem mais da luz externa para que possam ser apreciadas. Para compor a cenografia, são utilizadas 2,9 milhões de microlâmpadas e 37.000 metros de mangueiras luminosas, que projetam os vitrais, distribuídos em oito faces.

Balé das águas - A exemplo de 2006, a edição deste ano apresentará diariamente ao público o balé das águas, espetáculo composto por águas em movimento, luzes e cores. Os jatos d’água jorram de 48 bombas instaladas na base da Árvore, atingindo até 20 metros de altura, com variação de cores. Serão espetáculos diários, a partir das 20h, com intervalo de 30 minutos, até a meia noite.

Nova Certificação no Guiness - A nova altura da Árvore de Natal da Bradesco Seguros e Previdência (85 metros) levou a Bradesco Seguros e Previdência a tentar obter novo certificado junto ao Guiness Book, o “livro dos recordes”. Está em andamento o processo para alcançar novamente o recorde mundial de “maior árvore de Natal flutuante do mundo”, superando o atual, de 76 metros, homologado em 1999. A equipe do Guiness finaliza o rastreamento de possíveis concorrentes dessa marca no mundo. No seu lançamento, em 1996, a Árvore tinha 48 metros e, nos últimos cinco anos, 82 metros.

Tecnologia e Meio Ambiente - Comprometida com a preservação do meio ambiente e com os avanços tecnológicos, a Bradesco Seguros e Previdência não poupou esforços para fazer do maior símbolo de Natal do Brasil também um marco de sustentabilidade. Utilizando o que há de mais moderno em termos de equipamentos e combustíveis, este ano a Árvore de Natal da Bradesco Seguros e Previdência volta a contar com geradores movidos a biodiesel, que contribui para a redução das emissões de CO2 (gás carbônico) na atmosfera. Sete geradores novos - com capacidade total de 2.515 KVA – vão garantir o brilho do espetáculo todas as noites. A energia gerada no espaço de 30 dias é equivalente à consumida por uma cidade de médio porte, durante uma semana. Os geradores são certificados por normas internacionais de qualidade, segurança e meio ambiente.

Este ano, para assegurar a máxima racionalidade no consumo de combustível, os geradores serão controlados por um sistema de telemetria computadorizada que os aciona conforme a exigência de iluminação programada.

Neutralização de carbono - As emissões de gás carbônico (CO2) na atmosfera proporcionadas pelo evento de inauguração, e pela montagem, exibição e desmontagem serão neutralizadas pelo plantio de árvores nativas da Mata Atlântica através da parceria da Bradesco Seguros e Previdência com a Fundação SOS Mata Atlântica. Até hoje, essa parceria viabilizou o plantio de mais de 18 milhões de mudas de árvores nativas na Mata Atlântica.

Música tema - A nova trilha sonora, composta pelos irmãos Marcos e Paulo Sérgio Valle, a Música da Árvore foi interpretada no concerto de inauguração por Fafá de Belém e pelo Coral da Fundação Bradesco, ao lado da Orquestra Sinfônica Brasileira, sob regência do maestro Marcos Arakaki. O arranjo é do maestro Eduardo Lages. Famosos nos anos 60 com Samba de Verão, que ganhou mais de 80 versões nos Estados Unidos, os irmãos Valle são especialistas em músicas com mensagens de amor e esperança.

A Árvore de Natal da Bradesco Seguros e Previdência ganha destaque em todo o mundo e o hot site (www.arvorenatalbradescoseguros.com.br) acompanha essa tendência. O hot site é bilíngüe (português-inglês) e atende à demanda de internautas estrangeiros que, mesmo à distância, se encantam com a transmissão do evento de inauguração. Apresenta informações completas sobre a Árvore desde a sua primeira edição, em 1996, a transmição, em tempo real, do evento de inauguração, além de opções de download para descanso de tela, envio de cartões virtuais com a trilha da Árvore, games, mural para recados, receitas de pratos natalinos e dicas para uma ceia especial.

Hot site promove concurso de frases - Os internautas também poderão utilizar o hot site para participar do concurso de frases sobre a Árvore de Natal da Bradesco Seguros e Previdência. Os autores das cinco melhores frases, eleitos pela comissão julgadora do concurso, ganharão celulares de última geração.

Second life - Pela primeira vez, o passo a passo da construção, operação e desmontagem da Árvore está sendo acompanhado no Second Life, ambiente que simula a vida real na internet e já atrai mais de oito milhões de habitantes. É mais um investimento da Bradesco Seguros e Previdência em tecnologia e modernidade.

A réplica da Árvore de Natal da Bradesco Seguros e Previdência neste mundo paralelo tridimensional (3D) está situada numa lagoa (similar à Lagoa Rodrigo de Freitas) entre a Ilha Búzios e a Ilha Bradesco. Após a inauguração, o ambiente ganhará paisagismo no entorno, incluindo calçada e pedalinhos para passeio, entre outras atrações para os visitantes. |www.arvorenatalbradescoseguros.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira