Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/01/2014 - 08:13

Veolia Water trata mais de 1 bilhão de galões de água de minas para mineradora norte-americana

Com tratamento Zero Liquid Waste, água gerada pela estação de tratamento da CONSOL Energy melhora qualidade do rio Monongahela.

A CONSOL Energy, produtora de gás natural e carvão com sede em Pittsburgh, é uma das principais empresas de energia diversificada nos Estados Unidos e que produz carvões vendidos no mundo todo para geradores e siderúrgicas. Buscando uma solução para tornar seus efluentes sustentáveis e, assim, diminuir o impacto ambiental, a CONSOL procurou a Veolia Water para realizar um projeto que possibilitasse o cumprimento das normas de descarte de cloretos nas vias navegáveis do Estado da Virgínia Ocidental.

A partir desse desafio, a Veolia introduziu o conceito de tratamento ZLW (Zero Liquid Waste) para as águas da mina, ou seja, o conceito de desperdício zero de líquido. Este processo de tratamento remove os contaminantes da água de mina reduzindo-os a sais sólidos. Além disso, utiliza uma série de práticas sustentáveis e aplicações tecnológicas, o que reduz as pegadas energética e de carbono do processo de tratamento. A solução da Veolia trata a água proveniente das operações das minas Blackville nº 2, Loveridge e Robinson Run.

Com o propósito de quantificar os benefícios da estação de tratamento de água para o rio Monongahela, a Veolia Water avaliou o Índice de Impacto de Água (WIIX). Desenvolvido pela Veolia, o WIIX mensura o volume de água e o nível de estresse hídrico sobre os recursos locais, qualidade total e impactos indiretos provenientes de químicos e eletricidade. Mensurando todos estes fatores, o WIIX calcula que a nova estação devolverá cerca de 1,3 bilhão de galões de água de alta qualidade ao ano à bacia do rio Monongahela, impactando positivamente o ambiente no entorno da estação de tratamento de água.

Neste projeto, a Veolia fornece gerenciamento operacional das estações de tratamento de efluentes pelos próximos 10 anos, garantindo à CONSOL um desempenho contínuo e melhoria do sistema. “A parceria com a CONSOL vai além de cumprir novos requisitos regulatórios. Combina know-how técnico com conhecimento operacional para implementar uma solução que impacte positivamente o meio ambiente, como também atenda as necessidades de produção por meio de desempenho garantido”, diz Steve Hopper, vice-presidente -executivo e diretor operacional para negócios industriais da América do Norte da Veolia Environnement.

“Em parceria com a Veolia neste projeto inédito em tamanho e escopo, pudemos colocar a estação de tratamento de água em linha pontualmente, abaixo do orçamento e em conformidade com nossas licenças”, comenta Katharine Fredriksen, vice-presidente de assuntos de regulamentação e estratégia ambiental do Governo norte-americano.

Perfil da Veolia Water -Divisão de água da multinacional francesa Veolia Environnement, a Veolia Water Solutions & Technologies (www.veoliawaterst.com.br) é líder mundial na prestação de serviços relacionados ao tratamento de água e efluentes líquidos. Com 160 anos de experiência na implantação de sistemas de água e efluentes e presente em 69 países, a Veolia Water obteve em 2012 receita de 12,1 bilhões de euros, correspondente a 41% da receita da Veolia Environnement.

No Brasil desde 1993, a empresa atua na divisão de soluções e tecnologias em todas as atividades relacionadas à gestão das águas, projetando, implantando e operando sistemas de tratamento de água e efluentes derivados dos mais diferentes tipos de atividades. A partir do mercado brasileiro a Veolia Water atua em diversos países da América Latina. Fornece soluções integradas para tratamento de água, efluentes e reúso para mais de 100 clientes dos mais diversos segmentos, como Mineração, Óleo e Gás, Papel e Celulose, Químico, Biocombustível, Alimentos e Bebidas, Automotivo, Farmacêutico, Metais Primários e Energia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: