Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/12/2013 - 05:38

Enel Green Power conquista 11 MW de geração de energia solar no Brasil

A Enel Green Power conquistou contratos de venda de energia gerada por duas plantas fotovoltáicas no Leilão de Energia Solar 2013, promovido pelo Governo de Pernambuco. As duas plantas, com uma capacidade total de 11 MW, estarão localizadas no estado de Pernambuco. Uma vez em operação, elas serão capazes de gerar mais de 17 GWh por ano, evitando assim a emissão de mais de cinco mil toneladas de CO2 na atmosfera. Esta conquista adicionará 11 MW de capacidade solar aos 503 MW provenientes de fontes eólica e hidrelétrica que a EGP conquistou em leilões nos últimos quatro anos, e aos 93 MW de geração hidrelétrica que a companhia já opera no Brasil.

Rio de Janeiro – Enel Green Power conquistou contratos de fornecimento de energia a partir da geração de duas plantas solares com uma capacidade instalada de 11 MW no Leilão de Energia Solar 2013, promovido pelo Governo de Pernambuco. Os dois projetos, chamados Fonte Solar 1 e 2, estão localizados no estado de Pernambuco, no nordeste do Brasil. Na mesma região, a EGP está construindo um complexo eólico de 80 MW de capacidade instalada, o Complexo Eólico Fontes dos Ventos, cuja subestação, também em construção, receberá a energia gerada por Fonte Solar 1 e 2.

Uma vez em operação, as duas plantas solares serão capazes de gerar mais de 17 GWh por ano, evitando assim a emissão de mais de 5 mil toneladas de CO2 na atmosfera.

À Enel Green Power foram concedidos contratos bilaterais de 20 anos para a venda de quantidades fixas de energia, geradas pelas duas plantas fotovoltáicas, a clientes comercias no estado de Pernambuco.

Os 11 MW de fonte solar serão adicionados aos 503 MW provenientes de fontes eólica e hidrelétrica que a Enel Green Power obteve nos leilões de 2010, 2011, 2012 e 2013 – 283 dos quais já em construção – e aos 93 MW de capacidade hidrelétrica que a companhia já opera no Brasil. Os novos projetos conquistados representam um passo a mais na implantação da estratégia de diversificação da Enel Green Power no Brasil.

O Brasil está entre os líderes mundiais em energia renovável graças aos aproximadamente 98,000 MW em capacidade instalada no setor, correspondendo a cerca de 75% do total da capacidade instalada no país.

Ainda falando sobre o desenvolvimento solar no Brasil, a Enel Green Power também construirá uma planta fotovoltaica de filme fino de 1,2 MW de capacidade, que abastecerá os canteiros de construção de três projetos hidrelétricos no estado do Mato Grosso: Salto Apiacás, Cabeça de Boi e Fazenda.

Já na América Latina, a Enel Green Power iniciou a construção de “Diego de Almagro”, sua primeira planta fotovoltaica no Chile. Localizada na região do Atacama, a planta terá uma capacidade instalada total de 36 MW. Uma vez pronta e em operação, a planta de Diego de Almagro poderá gerar mais de 80 GWh por ano.

A Enel Green Power é a empresa do Grupo Enel totalmente dedicada ao desenvolvimento e à gestão de fontes de energia renovável em nível internacional, com operações na Europa e nas Américas. A empresa gerou 25 bilhões de kWh em 2012 de fontes de energia como água, sol, vento e calor da Terra – o suficiente para atender às necessidades energéticas de mais de 10 milhões de residências e evitar a emissão de mais de 18 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera. A Enel Green Power é líder mundial no setor, graças à sua combinação de geração bem balanceada, fornecendo volumes de geração bem acima da média do setor. Hoje, a capacidade instalada da empresa é de aproximadamente 8.700 MW, a partir de uma combinação de fontes, incluindo energia eólica, solar, hidroelétrica, geotérmica e de biomassa. Atualmente, a empresa possui cerca de 740 plantas operacionais em 16 países da Europa e das Américas.

No Brasil, a Enel Green Power está construindo plantas eólicas com 283 MW de capacidade instalada e opera 93 MW de capacidade instalada em hidrelétrica. No segmento de geração, operando por meio da Endesa, o Grupo Enel opera cerca de 1 GW de capacidade instalada no Brasil, enquanto no segmento de distribuição, com mais 6 milhões de clientes, o grupo opera nos estados do Rio de Janeiro e Ceará. No segmento de transmissão, a Endesa opera uma linha de interconexão entre Brasil e Argentina.

Na América Latina, Enel Green Power opera usinas de geração de energia renovável nos seguintes países: México, Costa Rica, Guatemala, Panamá, Chile e Brasil, com uma capacidade instalada total de 1080 MW atualmente. No segmento de energia eólica, a companhia tem 24 MW de capacidade instalada na Costa Rica, 144 MW no Mexico e 189 MW no Chile, onde estão em construção os 99 MW do Complexo Eólico de Taltal. A Enel Green Power também está construindo 4 complexos eólicos no Brasil com capacidade instalada total de 283 MW. No Chile, a companhia está construindo sua primeira planta solar (Diego de Almagro, 36 MW). Com sua experiência centenária no campo da energia geotérmica, a Enel Green Power também está desenvolvendo novas oportunidades no segmento. Novamente no Chile, a companhia está avaliando uma série de concessões com uma capacidade potencial que excede 100 MW.

Além disso, na América Latina, operando por meio da Endesa e suas subsidiárias em cinco países, o Grupo Enel é o maior operador privado no setor, com aproximadamente 16 GW de capacidade instalada e atendendo a cerca de 14 milhões de clientes.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: