Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/12/2013 - 05:38

Electrolux adota tecnologia pioneira da Henkel no Brasil que economiza até 70% de energia

Com a Henkel, a Electrolux se torna a primeira empresa no país a trazer tecnologia capaz de reduzir significativamente o consumo de energia na produção de eletrodomésticos.

Com o intuito de atingir as suas metas globais de sustentabilidade e intensificar a sua responsabilidade ambiental, a Electrolux importou dos Estados Unidos tecnologia da alemã Henkel que proporciona redução de até 70% no consumo de energia e abaixa em até 25°C a temperatura média usada em uma etapa do processo produtivo de eletrodomésticos, chamada de desengraxante, nas suas unidades fabris de Curitiba (SC), São Carlos (SP) e Manaus (AM).

A Electrolux do Brasil é uma empresa em constante busca por soluções inovadoras e ecoeficientes. Tanto é assim que a subsidiária brasileira decidiu adotar no país a tecnologia Henkel já utilizada pela planta da Electrolux em Anderson, nos Estados Unidos, com resultados bastante positivos.

Chamada de Parco Cleaner ZX-4, essa nova solução atua no processo de eliminação da substância oleosa que envolve as chapas metálicas usadas na produção dos refrigeradores, fogões e lavadoras da Electrolux.

A iniciativa está alinhada ao Programa Green Spirit - Conceito de Desenvolvimento Sustentável, lançado mundialmente pela companhia em 2009 para aprimorar e disseminar a consciência ecológica para os seus setores de negócios e toda a cadeia de valor da companhia. Os pilares deste programa são economizar energia, poupar água e reduzir a emissão de CO2, tendo como objetivo alinhar todas as ações sustentáveis da empresa para potencializar a redução dos impactos ambientais desde a produção até o consumidor final.

De acordo com Ramez Chamma, Vice-Presidente de Manufatura da Electrolux para América Latina, a Electrolux tem uma meta arrojada de sustentabilidade até 2015. “Pretendemos reduzir em 15% o consumo total de energia e em 20% o consumo de água em todas as nossas unidades fabris e, por isso, estamos sempre atentos a novas tecnologias e parceiros estratégicos que possam nos ajudar a alcançar os nossos objetivos”.

Os benefícios - As fábricas da Electrolux recebem das usinas de aço as chapas de metal com óleos de proteção temporária, que as protegem contra a corrosão. Estas peças seguem para um processo de pré-tratamento de pintura a pó, em que recebem sprays de água com o Parco Cleaner ZX-4 capazes de remover o óleo superficial das chapas. Este tratamento garante a limpeza das superfícies das peças metálicas para a aplicação da tinta pó.

Com a adoção desta solução, a Electrolux conseguiu uma redução de 25ºC na temperatura de trabalho com as chapas metálicas (de 55°C a 60°C para 35°C a 40°C), resultando em 70% de economia de energia no processo desengraxante.

Outro ganho foi a eliminação do elemento químico boro do processo produtivo, que exigia controle e monitoramento constantes.

Além do valor agregado ao processo e pela economia de recursos naturais, houve ainda melhoria nas condições de trabalho do operador, que antes precisava intervir no processo para realizar manutenções hoje desnecessárias. Outro ganho é a otimização do tempo de início do banho das chapas metálicas que anteriormente levava 2 horas e, agora, fica pronto em 20 minutos.

“Estamos orgulhosos por ajudar a introduzir no país uma tecnologia que coopera com a sustentabilidade, traz benefícios para os funcionários e melhora o processo produtivo. Faz parte da estratégia da empresa a excelência em todas as áreas e entregar os produtos mais inovadores e eficientes aos nossos consumidores”, comenta Chamma.

A Electrolux teve total apoio da Henkel durante o período de testes que foram iniciados em julho de 2012 nas unidades de Curitiba e São Carlos. Após os testes em laboratório, foram retiradas amostras que constataram as vantagens ao negócio e os benefícios ambientais da solução.

Em 2006, a Electrolux foi precursora no mercado brasileiro ao lançar lavadoras com sistema de reaproveitamento de água. No ano passado, a empresa inovou ainda mais e lançou a lavadora Ecologic 12 kg totalmente desenvolvida no Brasil, que conta com o exclusivo Eco Reservatório, tecnologia pioneira que permite a reutilização da água do enxágue para uma nova lavagem. O Eco Reservatório é capaz de acumular até 15 litros de água proveniente da centrifugação, que podem ser reutilizados quando um novo lote é colocado no cesto de lavagem. O produto também apresenta um exclusivo cesto sem furos que evita o desperdício da água acumulada entre o cesto e o tanque, como nos modelos tradicionais, responsável por poupar 40% de toda a água utilizada na lavagem e que leva ao uso de 40% menos sabão. Com classificação energética “A”, o modelo é o primeiro do mundo a utilizar plástico verde com base em cana-de-açúcar, uma fonte 100% renovável, reciclável e que ainda reduz a emissão de gases do efeito estufa em alguns componentes.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: